Prefeito, secretários municipais e coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa acompanharam técnicos do Departamento de Recursos Minerais durante vistoria nesta sexta-feira

Técnicos do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ) vistoriaram nesta sexta-feira (3), a encosta que deslizou do alto do bairro Santa Maria 2 ao acesso da via expressa da Rodovia Presidente Dutra, na Vila Ursulino. O objetivo é preparar um laudo para revelar as reais condições do local. O prefeito Rodrigo Drable, os secretários municipais Eros dos Santos (Planejamento Urbano) e Vinícius Azevedo (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), além do coordenador de Defesa Civil da cidade, João Vitor da Silva Ramos, acompanharam os trabalhos da equipe do DRM.
Drable destacou que a Justiça já determinou que a concessionária que administra a Via Dutra, CCR RioSP, apresente um projeto de reparo em cinco dias, inicie os trabalhos em dez e solucione o problema em 30 dias.
“Este problema aconteceu há aproximadamente dois meses e a CCR RioSP vem se esquivando a dar uma solução definitiva para o caso. Na quarta-feira, dia 1°, nós conseguimos a decisão judicial que determina os prazos para que os trabalhos sejam realizados e concluídos pela concessionária. Fizemos um pedido ao Magalhães (presidente do DRM), que nos ajudasse produzindo um laudo mostrando a situação desta área afetada. A concessionária alegou que a área apresenta instabilidade, mas nós sabemos que isso não é verdade. Existiram problemas em locais muito piores que este e que foram solucionados em menor tempo”, disse o prefeito.
“Agradeço muito ao Magalhães, às nossas equipes de Planejamento e Meio Ambiente que estão conosco e, principalmente, ao governador Cláudio Castro, que tem permitido e viabilizado uma parceria tão importante entre estado e município”, acrescentou Rodrigo.
O presidente do Departamento de Recursos Minerais, Luiz Cláudio Almeida Magalhães, disse que as equipes irão “preparar o laudo o mais rápido possível, visto o transtorno que esta ocorrência causou para os moradores de Barra Mansa. O DRM está à disposição sempre que a cidade precisar”.
O morador Evandro Monteiro Costa, de 27 anos, que reside ao lado da encosta, falou sobre os transtornos enfrentados desde que o morro cedeu. “Os maiores desafios são em relação ao tempo e ao dinheiro. Para chegar até minha casa, aqui no Santa Maria II, estou gastando mais combustível, pois tenho que dar uma volta maior. Antes era só passar pela Vila Ursulino. Além disso, a gente leva mais tempo para ir e vir”, lamentou o morador.
Decisão judicial
O juiz Antonio Augusto Balieiro determinou nesta quarta-feira, dia 1°, que a CCR RioSP realize dentro de cinco dias, estudos necessários para correção do deslizamento. O magistrado também decidiu que a empresa tem dez dias para iniciar os trabalhos e 30 dias para desobstruir a via de acesso ao bairro.
Ele destacou que é imprescindível que a empresa elabore um plano para execução de medidas de prevenção, plano para execução das obras necessárias, a fim de garantir a segurança e proteção dos moradores da região, bem como ao meio ambiente.
O juiz também determinou que a concessionária estará sob pena de multa de R$20.000,00 para cada dia de atraso na conclusão das obras.

FOTOS: Paulo Dimas