Autarquia foi convidada para explicar para os alunos, pais e professores a importância desse serviço. Evento aconteceu no Colégio Verbo Divino

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Barra Mansa, o Saae-BM, foi convidado para participar, neste sábado (14), da anual Feira Pedagógica, realizada pelo Colégio Verbo Divino. A equipe da autarquia levou materiais informativos, objetos feitos com lixo reciclável e uma maquete que mostra a diferença entre a coleta de lixo e a coleta seletiva. Uma equipe também explicou para alunos, pais e professores, como é feito ambos os serviços, quais as diferenças e vantagens, como também os seus impactos para o município e o meio ambiente.

O convite partiu da professora Aparecida Aguiar da Silveira Pereira e de uma das turmas do 5º ano (EF5A), que expôs na feira o projeto “É lixo ou é luxo?”, sobre descarte consciente do lixo e a importância do reaproveitamento dos resíduos, através da coleta seletiva e reciclagem. As crianças apresentaram os produtos e falaram sobre o serviço.

– Foi interessante ver o interesse dos alunos e professores que visitaram a maquete. Foi importante mostrar o trabalho, não só do Saae-BM, como também o da própria escola sobre a reciclagem. Foi uma integração muito legal. Também falaram sobre a coleta seletiva em BM, como ela funciona, e sobre o primeiro lugar no estado do Rio de Janeiro. Foi um trabalho em prol da educação ambiental”, contou Sérgio Antônio da Silva, responsável pelo Programa Coleta Seletiva do Saae.

Barra Mansa alcançou a primeira colocação do estado no quesito coleta seletiva, com 1,95% de recicláveis coletados. A notícia foi divulgada na edição do dia 10 de setembro, na coluna da Berenice Seara, do Jornal Extra.

A iniciativa foi considerada a maior dentre todos os municípios do Rio de Janeiro. Para realizar a pesquisa, foram averiguadas as informações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS-Ecológico). O município conta com o serviço em 53 bairros, com previsão para 100% de cobertura até 2020.