Reunião focou na melhoria da alimentação no município

Na manhã desta sexta-feira (9), aconteceu no Parque Natural Municipal de Saudade, a primeira Reunião Ampliada de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Barra Mansa. O evento contou com as presenças do subsecretário de Governo, José Chagas dos Santos, o Jota Chagas, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, representantes de merenda escolar e demais responsáveis pela alimentação municipal.

Os principais objetivos da reunião foram estabelecer diretrizes que adéquam o direito humano na alimentação saudável, na soberania alimentar municipal e definir os delegados, vinculados a sociedade civil e governo, que se destinarão a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, enfatizou os temas abordados na reunião como fundamentais para abrir novos caminhos na qualidade alimentar da cidade. “A nossa proposta busca fortalecer o direito humano em poder ter uma alimentação adequada e saudável. A participação popular é fundamental para auxiliar nesta meta. A troca de experiências promovidas na reunião contribui para garantir a segurança alimentar no município”, destacou a secretária.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, ressaltou o trabalho realizado na secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. “Os eixos temáticos discutidos aqui, como definir o conselho municipal, são extremamente importantes. Desejo boa sorte aos trabalhos. Agradeço a toda equipe de Assistência Social e o trabalho desenvolvido dentro da Pasta”, salientou Beleza.

Os delegados eleitos foram: Francisca Marques da Associação Mulher e Cidadania e Carina Baia de Almeida da Associação dos Portadores de Deficiência Física de Barra Mansa, representando a sociedade civil, e José Chagas dos Santos, instituído como governo.