O espaço realizará atividades relacionadas à capoeira

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, e o mestre Pretinho, do Abadá-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira), assinaram nesta sexta-feira, 1º, o termo de parceria e cessão da Estação das Artes para o uso do grupo como residência cultural. O evento também foi uma noite de homenagens as pessoas e instituições que ao longo das décadas contribuíram com a consolidação da capoeira no município. Diversas personalidades políticas prestigiaram a cerimônia, entre elas a vice-prefeita Fátima Lima, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, o presidente do Legislativo Municipal Luiz Furlani, o vereador Paulo Sandro e o ex-deputado estadual Ademir Melo.

Drable, que na adolescência participou do Abadá-Capoeira, disse da sua felicidade em assinar o documento. “Eu conheço o mestre Pretinho há cerca de 30 anos. Nessas décadas, ele tem deixado um legado que impacta positivamente a vida dos cidadãos barra-mansenses, de outras cidades da região e do mundo, através da capoeira. E conseguiu criar a seu redor uma rede de pessoas que também desenvolvem esse tipo de trabalho e transformam a vida de centenas de crianças e jovens. Aqui, é um gesto em que o município contempla a capoeira, mas não é bem assim, é a capoeira que contempla a cidade com a sua arte, sua cultura, seus princípios e nos ensina muito. É a cidade que ganha com isso”.

A expectativa do chefe do Executivo é de que a Estação das Artes se transforme em um pólo regional de referência com foco na capoeira e todas atividades de expressão cultural a ela agregada.

Marcelo Bravo, em seu pronunciamento, lembrou que a Estação das Artes foi inaugurada em 1853, pela princesa Isabel e na época uma banda formada por negros escravizados se apresentou para a corte. “Hoje, num gesto de profundo respeito e reconhecimento, assinamos essa parceria para além de uma gestão pública, já que a capoeira conquistou uma cadeira no Conselho Municipal de Cultura e passou a ter representatividade através do conselheiro e capoeirista Augusto Hernandes”.

Bravo destacou ainda que a ocupação da Estação das Artes pelos fazedores de cultura está respaldada pelo Programa de Ocupação Artística e Cultural –  Decreto Municipal 8.953/17 e o procedimento de melhor satisfação foi protocolado pelo Abadá-Capoeira por meio da Lei 13.019/14.

A vice-prefeita, Fátima Lima, ressaltou o trabalho de resgate da cidadania realizado pelo mestre Pretinho. “Ele leva e eleva o nome de Barra Mansa mundo afora”.

Mestre Pretinho disse o quanto sonhou com o momento. “As pessoas que aqui estão foram e continuam sendo importantes para o Abadá-Capoeira. Nesse espaço, que funciona de 7 às 22 horas, estamos trabalhando com crianças e jovens oferecendo oficinas de artes onde fabricamos os berimbaus, atabaques e pandeiros utilizados pelo grupo. Em breve, teremos reforço escolar e outras atividades”.

ABADÁ-CAPOEIRA – A Escola Abadá-Capoeira foi fundada em 1988 e tem como objetivo difundir, preservar e valorizar a cultura brasileira por meio da capoeira e da formação de grupos de crianças, jovens e adultos e da qualificação profissional de professores de capoeira.

Sediada no Rio de Janeiro e com filiais espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, a iniciativa tem representação efetiva em todos os estados brasileiros e em mais de 60 países, que em sua totalidade reúne aproximadamente 70 mil alunos.

Mestre Pretinho é uma das referências do Abadá-Capoeira com trabalhos consolidados em Barra Mansa, Quatis, Pinheiral, Angola, França, entre outros locais do mundo.