A água que chega às torneiras das residências de Barra Mansa passa por um rigoroso processo de qualidade.  O monitoramento do tratamento começa logo após a captação no Rio Paraíba do Sul.

De acordo com a gerente de operações do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Raquel Brazilina, o tratamento da água é desenvolvido basicamente em quatro etapas: clarificação, desinfecção, fluoretação e ajuste de pH (correção da acidez).

– O processo de clarificação é realizado com a adição de sulfato de alumínio à água. A substância é responsável pela retirada de impurezas. Em seguida a água passa por uma sequência de tanques onde, por ação do produto químico, as partículas de impurezas se aglutinam, permitindo sua separação da água nos tanques de decantação. A água isenta destas impurezas passa para os filtros, onde recebe o polimento final, ou seja qualquer partículas que tenha passado pela decantação ficará retida nos filtros – destaca Raquel.

Após a filtração, a água passa pela etapa de desinfecção, que consiste na dosagem de Hipoclorito de Sódio, substância que promove a eliminação dos germes e bactérias que porventura possam ter passado pela primeira etapa do processo. O Hipoclorito dosado é gerado “in loco” através de um equipamento totalmente automatizado que permite inclusive que a água seja submetida a dupla desinfecção (pré e pós desinfecção).

Como complemento é adicionado flúor (Ácido Fluossilicico) à água, que tem como objetivo a redução dos índices de cáries e a melhoria da saúde bucal da população que consome a água tratada pelo Saae de Barra Mansa.

O tratamento é finalizado com o hidróxido de cálcio, substância química que neutraliza a acidez da água.

RIGIDEZ NO CONTROLE DO TRATAMENTO D’ ÁGUA

Além do monitoramento realizado nas ETAs (Estações de Tratamento de Água), a autarquia conta com um plano de amostragem, onde diariamente coletas são realizadas em diversos pontos da cidade para certificar a qualidade da água distribuída.

De acordo com o diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, a água fornecida pela autarquia passa por um rígido processo de tratamento e um rigoroso controle de qualidade, seguindo a Portaria de Consolidação nº 5, do Ministério da Saúde). “O Saae-BM dispõe de salas de monitoramento equipadas com equipamentos modernos que permitem a realização da medição dos parâmetros operacionais  em tempo real, 24 horas por dia. Por determinação do prefeito Rodrigo Drable, fizemos diversos investimentos para melhor atender aos usuários e também oferecer condições de trabalho apropriadas para os servidores da autarquia”, destaca.

Fanuel enfatiza que o maior compromisso do Saae é fornecer água de qualidade aos cidadãos barra-mansenses. Ele ainda lembra que as dúvidas, reclamações, sugestões e chamadas de emergência podem ser sanadas através do telefone (24) 3512-4333.