Atividades são realizadas para destacar a importância da data

 

Na quarta-feira, 25 de maio, foi comemorado o Dia Mundial da África. Por conta dessa data, a Escola Vocacionada Socioambiental Ciep 483 – Ada Bogato, localizada no bairro Paraíso, está realizando esta semana atividades buscando levar informação e entretenimento aos alunos.

As ações envolvem os alunos das séries iniciais até o nono ano e incluem brincadeiras, oficinas de leitura e produção de desenhos. Por conta do enfoque ambiental dado ao ensino da instituição, as ações de hoje buscam aliar essa abordagem com o combate à desinformação e preconceito do que é proveniente do continente africano. O diretor pedagógico da escola, Lucas Peres Guimarães, destaca:

“Nós precisamos compreender se nós quisermos sair dessa crise ambiental, não podemos achar que existe um continente melhor ou outro pior. A África durante muito tempo foi colonizada e precarizada para que a Europa se sobressaísse. Temos que destacar o compromisso com o desenvolvimento sustentável da África e assim do mundo”.

Lucas acrescenta que pelo fato da escola estar localizada numa área de alta vulnerabilidade social, muitos brinquedos e brincadeiras tradicionalmente adotados no Brasil não chegam às crianças da comunidade. “As brincadeiras africanas na formação do educando fazem com que isso se torne democrático já que elas gastam poucos recursos. Assim, a própria criança pode reproduzir uma brincadeira africana, pode buscar meios lúdicos mais acessíveis, já que os brinquedos americanos e europeus muitas vezes não são acessíveis”.

Dois exemplos dessas brincadeiras são a amarelinha africana, que é diferente da amarelinha tradicional por aqui, e o Labirinto de Moçambique, que pode ser feito tanto com giz no chão ou com folha de papel. Um dos alunos da escola, Kauã Gabriel das Neves, de 11 anos, contou o que achou:

“Eu gostei bastante da amarelinha africana porque podemos trabalhar em equipe. E eu vou poder fazer em casa também”.

O diretor pedagógico pontuou também de que forma uma data como a de hoje serve para a sociedade avançar:

“O combate ao preconceito começa a acontecer quando algo que era subjugado dentro da nossa cultura passa a ter um lugar de protagonismo dentro do cotidiano escolar. A África muitas vezes é vista apenas como algo digno de pena. Mas a África protagonista é uma África forte, relevante e principalmente uma que tem muito o que ensinar ao mundo.”

Já a diretora administrativa da escola, Zoraia Araújo dos Santos, destacou a importância da comemoração do dia, sobretudo pelo contexto histórico e nossa herança da África. “Temos que lembrar tudo que os negros deixaram para nós e como isso deve ser passado de geração em geração”.

As ações nesse sentido fazem parte do trabalho exercido em Barra Mansa pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), conforme conta a gerente Deviane da Costa: “Temos que trabalhar esses valores e esses ensinamentos dentro da educação porque é assim que formamos as gerações que serão o futuro de nossa sociedade. Isso é muito valioso pra reforçar a autoestima dos nossos alunos afrodescendentes, e por que não valorizar a história de um povo que faz parte da formação do povo brasileiro?”

 

A DATA

Anteriormente conhecido como Dia da Libertação Africana, o Dia da África celebra o aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 25 de maio de 1963. Em 2002 ela foi substituída pela União Africana, reunindo atualmente 55 países. Além dos aspectos políticos e econômicos, a União Africana empenha-se na divulgação das culturas africanas no próprio continente e em todo o mundo.