Pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre 0 e 16 anos poderão conduzi-los aos postos para atualizarem o esquema vacinal

 

Acontece neste sábado, 16, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Em Barra Mansa, pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre 0 e 16 anos, 11 meses e 29 dias, poderão conduzi-los aos postos para atualizarem o esquema de um total de 18 vacinas previstas no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A campanha começou no dia 1º e segue até o próximo dia 29.

Segundo a coordenadora de imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, o Ministério da Saúde promove a campanha para adolescentes com até 15 anos, mas o município ampliou a idade, pois muitos jovens estão com as cadernetas desatualizadas.

“O Dia D pode auxiliar o município a atingir 100% de cobertura vacinal; cujo índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Temos até o fim do ano para atingir essa meta, mas é importante destacarmos aos pais e responsáveis a importância de sempre manterem o cartão de vacina das crianças e adolescentes atualizados. Muitos deixaram de procurar os postos durante a pandemia, mas não podemos negligenciar as demais doenças. Muitas têm prevenção pela imunização, mas a poliomielite, por exemplo, está sob risco de retorno; o sarampo, que era uma doença erradicada, voltou a circular entre a população”, alerta Marlene.

A coordenadora destaca ainda, que é preciso levar a caderneta para que a atualização seja feita. “Só saberemos se tem alguma vacina em atraso, ou que está no momento de tomar, quem apresentar o cartão, pois ele revela a história vacinal da criança e do adolescente”, ressalta a coordenadora; destacando que não haverá aplicação indiscriminada de doses.

As crianças poderão colocar em dia as vacinas BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, tetra viral, tríplice bacteriana, varicela e HPV.

Já para os adolescentes, os imunizantes são contra: HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B e meningocócica ACWY.

Multivacinação e Covid-19

Os adolescentes que já receberam a primeira dose contra Covid-19, ou que estão próximos de receber, podem atualizar as cadernetas mesmo assim.

“No sábado, 16, não haverá aplicação de doses contra Covid-19 para os adolescentes de 12 a menores de 17 anos, pois estaremos focados na atualização das cadernetas. Porém, segundas doses agendadas serão feitas normalmente. A rotina contra a Covid para esse público retorna na segunda-feira, 18, nos 30 postos de saúde da cidade”, explica Marlene.

O intervalo entre uma vacina e outra foi desconsiderado pelo Ministério da Saúde. Então, o adolescente que tiver alguma vacina em atraso pode ir até o posto de saúde no sábado. Se ele já tiver no momento de receber a D1 contra Covid, será encaminhado para receber a primeira dose já na segunda-feira, 18.

UBSs e Sirenes

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Sirenes estarão abertas das 8h às 17h no Dia D da Campanha. “Orientamos que somente um responsável acompanhe a criança ou adolescente, para evitar aglomeração. Manteremos os cuidados sanitários para minimizar o risco de contágio de Covid-19 em todas as unidades”, conclui Marlene Fialho.

Erradicação da Paralisia Infantil

Entre as vacinas disponíveis durante a Campanha Nacional de Multivacinação está a contra poliomielite. A erradicação desta doença, que causa a paralisia infantil, é uma iniciativa global do Rotary Club. Por isso, seus parceiros lideram trabalhos de combate à doença desde 1985, através da Campanha Pólio Plus.

O presidente do Rotary Club Barra Mansa Alvorada, Bruno Volpe Maciel, destaca a importância da vacinação. “A campanha contra pólio foi iniciada pelo Rotary em todo o mundo e já faz parte do calendário básico de imunização em nosso país. A doença já foi considerada erradicada, mas notamos que existe um afrouxamento dessa vacinação. Muitos pais não levam os filhos para receberem o imunizante, ou as doses de reforço, que acontecem até os 05 anos de idade. Isso é muito perigoso, pois a pólio é uma doença terrível. Precisamos promover essa conscientização aos responsáveis. As policlínicas de nossa cidade estarão vacinando as crianças neste sábado, 16. Em Barra Mansa, o Zé Gotinha estará pela manhã na unidade do Ano Bom e, à tarde, na Vista Alegre”, destaca Bruno; acrescentando que haverá ações de conscientização nos locais com distribuição de panfletos.

“Será uma importante data, mas que os pais e responsáveis sempre busquem pelas vacinas nos postos de saúde ao longo de todo o ano”, concluiu o presidente do Rotary Club (RC) Alvorada; destacando a participação do RC Barra Mansa e RC Sul nesta campanha de vacinação.