Encontro discutiu a importância da criação de um grupo como forma de apoiar a realização de projetos

Na manhã desta terça-feira, dia 31, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Bruno Paciello, se reuniu com manicures e nail designers para discutir a formalização e desenvolver projetos de valorização da categoria no município. O encontro aconteceu na sede da Pasta, na prefeitura, e contou com a presença do subsecretário da Pasta, Jair Francisco Gomes, e das profissionais Rebeca Lino e Ivonice Braz.
De acordo com Bruno Paciello, o encontro foi importante para conhecer um pouco mais sobre o trabalho que é desenvolvido pelas profissionais e as demandas da categoria. “O mercado da beleza é muito forte no Brasil. Há várias pesquisas que apontam que somos os que mais gastam tempo e dinheiro cuidando da aparência. É um nicho que está sempre em crescimento. Hoje o nosso encontro serviu para conhecermos um pouco do que é desenvolvido em Barra Mansa. A Rebeca e a Ivonice nos apresentaram um pouco do panorama e pudemos perceber que há muito a ser desenvolvido no sentido de formalização e valorização do trabalho”, destacou o secretário.
Durante a reunião foram discutidas ideias de mercado, formas de como promover a atividade e a importância da formalização. “Nesse momento estamos fazendo o acolhimento dessas profissionais, assim como fizemos com o artesanato e que hoje nos coloca como uma das referências no Estado. O primeiro passo é a formalização de uma associação, para que elas consigam buscar apoio e assim, fomentar o segmento. Nós da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estamos apoiando a iniciativa delas e já marcamos uma próxima reunião com a participação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), para contribuir com esse trabalho de fortalecimento do setor”, disse.
Segundo a profissional, Rebeca Lino, a formalização poderá trazer uma união à categoria. “Hoje nós entendemos que o primeiro passo é nos unirmos, trazer pessoas para juntos concretizar a nossa associação, buscar conhecimento e posteriormente ter apoio para o desenvolvimento de projetos. Nós chegamos aqui com o objetivo de apenas buscar uma forma de nos reunir, de criar um encontro, e estou saindo daqui sabendo da importância de nos formalizar, ou seja, recebemos o apoio que precisávamos e ainda adquirimos conhecimento”, disse Rebeca.
Para Ivonice Braz, o encontro trouxe um resultado além do esperado. “Foi uma reunião ótima, conseguimos apresentar as nossas demandas, entendemos a importância da união da categoria e recebemos várias orientações”, finalizou.