Localidade foi escolhida em função dos recorrentes transbordamentos do Rio Barra Mansa

No Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, celebrado nesta sexta-feira, 29, agentes da Defesa Civil de Barra Mansa realizaram pela primeira vez no município o simulado de sirenes e de desocupação de parte da área do bairro Nova Esperança. O exercício foi acompanhado pelo coordenador da Redec Sul, tenente Vanildo Silva Celebrim, e representantes dos órgãos municipais que atuam diretamente no apoio a execução Plano Emergencial Municipal – Saae-BM e as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ordem Pública, Manutenção Urbana e Saúde.

A escolha da área do Nova Esperança ocorreu em função dos recorrentes transbordamento do Rio Barra Mansa durante a temporada de chuvas fortes. A dinâmica do exercício utilizou tanto as sirenes de alerta quanto o aviso de risco feito por meio da sirene móvel da própria Defesa Civil Municipal.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil-BM, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, o simulado teve a finalidade de consolidar a cultura de prevenção, integrar a sociedade e o poder público e ainda orientar a comunidade sobre como agir nos casos de alagamento.

– Testamos os equipamentos e opcionalmente fizemos o acionamento remoto das sirenes, ou seja, pelo aplicativo do celular. Mas, as sirenes também podem ser ligadas manualmente ou pelo computador. Durante a operação, observamos que o volume do sinal de alerta da sirene precisa ser reajustado. Acionamos as sirenes às 10 horas e enviamos SMS de alerta aos moradores cadastrados no sistema. Os moradores foram encaminhados para o Colégio Municipal Clécio Penedo, que funcionou como ponto de apoio. Servidores da Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos simularam o preenchimento de formulário contendo informações sobre número de pessoas na família, se existe algum portador de necessidade especial, crianças e idosos – destacou.

A desocupação das residências seguiu protocolos de resposta a desastres naturais previstos no Plano de Emergência da prefeitura. O simulado durou em média quarenta minutos.