Ação foi definida em reunião com a Secretaria de Estado de Defesa Civil e integra as atividades do Dia de Redução de Desastres

A equipe técnica da Defesa Civil de Barra Mansa realiza no dia 29 de novembro, às 10 horas, ação simulada de evacuação do bairro Nova Esperança. A medida visa testar o sistema operacional das sirenes, bem como a funcionalidade do ponto de apoio e de rota segura da localidade. O exercício faz parte das ações do Dia Estadual de Redução de Desastres e tem o intuito de promover com os moradores um treinamento de desocupação da área, considerada de risco em função das cheias do Rio Barra Mansa que ocorrem durante a temporada de chuvas.

A realização do simulado foi definida na manhã desta quinta-feira (26), durante reunião realizada no Parque da Cidade, entre integrantes da Defesa Civil do município e da Secretaria de Estado de Defesa Civil/RJ (Sedec), com representação da Superintendência Operacional, Escola de Defesa Civil e Departamento Geral da instituição.

No encontro, o diretor do Centro Estadual de Administração de Desastres, tenente coronel Luiz Sergio Lima, destacou a importância da integração entre o município e o Governo do Estado na realização das ações preventivas. “A parceria fortalece o trabalho da Defesa Civil frente às situações adversas e a preparação da equipe para evitar tragédias. Estamos próximos do período de maior incidência de chuvas em nosso Estado e precisamos ficar atentos às ações preventivas. Recentemente, o Governo do Estado contratou empresa especializada na manutenção das sirenes e modernização do sistema operacional. Os equipamentos foram inspecionados e agora, através das simulações, serão efetivamente testados”, disse Luiz Lima, ressaltando que o novo sistema permite acionar as sirenes manualmente ou de forma remota.

Para o coordenador da Defesa Civil do município, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, o exercício será de extrema importância no preparo e treinamento da comunidade para as situações de emergência. “Com a aproximação da temporada das chuvas todo cuidado é primordial para evitar tragédias. Estamos, inclusive, estimulando as pessoas a se cadastrarem no sistema de alerta da Defesa Civil do Estado com a finalidade de receberem alertas sobre temporais. Para isto, basta efetuar o cadastro do CEP da residência do morador no serviço de mensagens 40199. Podem ser cadastrados até dois CEPs”, detalhou Sergio Mendes.

A previsão é de que o simulado envolva pelos menos dois mil moradores do bairro Nova Esperança e órgãos institucionais como as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Manutenção Urbana, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), além da própria Defesa Civil.

As sirenes em Barra Mansa estão instaladas nas seguintes localidades: Vila Natal, Apóstolo Paulo, Vista Alegre, Vila Nova, Nova Esperança, Vila Coringa, São Luiz, Santa Clara, Boa Sorte, Piteiras, Metalúrgico, Nove de Abril, Cotiara e Boa Vista I, II e III. Após a reunião, as equipes visitaram as áreas. A intenção da Defesa Civil é ampliar a realização do exercício de simulação.