Medida se deve ao aumento da vazão da Represa do Funil e as chuvas que caem no município desde o início da semana

 

Agentes da Defesa Civil de Barra Mansa percorreram na manhã desta quinta-feira, 13, trechos do município onde existem riscos de transbordamento do Rio Paraíba do Sul. O acompanhamento se deve ao aumento da vazão da Represa do Funil de 300 metros cúbicos por segundo para 480 metros cúbicos por segundo.

Segundo informações repassadas pelo setor de operação da Represa ao coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, neste momento a represa está operando com 70% da capacidade do seu reservatório. “Esta programação segue até às 12 horas e após avaliação, pode ser alterada. Estamos acompanhando atentamente a situação e seguindo as determinações necessárias”, destacou.

Com o nível do Rio Paraíba a 3.64 metros na região central do município a orientação da Defesa Civil é para que os moradores se mantenham atentos. “O índice normal varia entre 1.90 e 1.95 metro. Estamos com uma elevação da ordem de 1.69 metro. A cota de alerta do Rio Paraíba é de 3.50 metros. Por isso, continuamos em estágio de alerta”.

Os pontos que concentram maiores riscos de transbordamento são os bairros Vila Maria, ponto final de Saudade, Vista Alegre, Vila Nova e Rua Eduardo Junqueira. Em caso de emergência, os moradores devem telefonar para 199 e buscar ponto de apoio.

Com referência ao nível dos Rios Bananal e Barra Mansa, Sérgio Mendes ressaltou que, embora estejam com o nível elevado, não há até o momento risco de transbordamento.