Dentre os capacitados estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e motoristas da gerência de vigilância de saúde

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (15) a capacitação de 12 funcionários que participarão da equipe de enfrentamento ao Covid-19. Este grupo, que iniciará o trabalho nesta quinta-feira, 16, realizará visitas domiciliares, testagens, atendimento telefônico entre outros serviços de combate ao vírus.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado, uma das palestrantes, a assistência aos pacientes positivos e seus familiares é fundamental. Ela ainda explicou que serão formadas três equipes para o monitoramento dos enfermos. “Serão providenciadas três equipes extras para dar assistência aos pacientes através de visitas em casa, testagens dos familiares, atendimento telefônico, orientações sobre a importância do isolamento e distanciamento. Serão disponibilizados médicos para o amparo das pessoas que necessitem de uma avaliação mais complexa”.

Serão concedidos aos profissionais da equipe técnica EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como touca, luva, máscara N25, capote fechado, manga comprida, óculos de proteção, face shield e máscara cirúrgica aos motoristas. Os pacientes que testaram positivo para doença estão recebendo acompanhamento constante via telefonema. A enfermeira da epidemiologia, Juliana Russi, também falou sobre o assunto no encontro.