Imunobiológico é destinado àqueles que receberam a terceira dose há no mínimo quatro meses

Conforme determinação do Ministério da Saúde, Barra Mansa inicia nesta sexta-feira, 07, a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 há no mínimo quatro meses. A aplicação será feita nos postos de saúde do município – das 9h às 16h nas unidades dos bairros e das 9h às 20h no PSF do Ano Bom.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), estão inclusos no grupo-alvo pessoas com alto grau de imunossupressão, estando elas nas seguintes condições: imunodeficiência primária grave; tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); em uso de drogas imunossupressoras; uso de corticóides em doses 220 mg/dia de prednisona ou equivalente por 214 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes que estejam em hemodiálise ou vivendo com HIV/AIDS ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, destacou que a vulnerabilidade dos imunossuprimidos faz com que seja importante o reforço vacinal. “Esse grupo de pessoas é mais vulnerável e é necessário que tome a 4ª dose para evitar complicações e mortalidades caso entrem em contato com o vírus”, disse ela, acrescentando:

“Nós não sabemos quanto tempo a pandemia ainda vai durar, visto que têm sido descobertas novas variantes ao redor do mundo, então, é muito importante que todos se vacinem e fiquem protegidos”.

Para receber o imunizante é necessária a apresentação do laudo médico, Identidade, CPF e cartão de vacina que comprovem as outras doses.

Calendário de Vacinação

Também nesta sexta-feira, 07, será feita a aplicação de D1, D2 agendadas e doses de reforço contra Covid-19 no município. A ação acontece das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros, e das 9h às 20h no PSF do Ano Bom.
O esquema seguirá com a aplicação de D1 em pessoas a partir de 12 anos (nos postos de saúde dos bairros), D2 agendadas (Coronavac e AstraZeneca centralizadas no PSF do Ano Bom), D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 05/09 e a aplicação da D2 da Janssen para quem recebeu a primeira dose até 07 de setembro.
Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF. Também é preciso comprovante de residência atualizado (nominal ou em nome dos pais) ou a declaração do posto de saúde. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

Fotos: Paulo Dimas