Até a noite desta segunda-feira (25) 1.234 pessoas do grupo prioritário já tinham recebido a dose do imunizante. Vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente de combate ao vírus continua hoje, no CEM

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa segue realizando, sistematicamente, as ações de combate à Covid-19. Entre as principais medidas estão a Campanha de Vacinação, a testagem em massa para detectar o vírus e a fiscalização no comércio para o cumprimento das medidas de prevenção.

Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, até o momento, o município recebeu 4.115 doses da vacina. Deste total, 2.255 são das farmacêuticas Sinovac Biotech (Coronavac) e 1.869 de Oxford/AstraZeneca. “Começamos a receber o imonobiológico no último dia 19. Desde então, já conseguimos vacinar até a noite desta segunda-feira (25), 1.234 pessoas”.

Do quantitativo de vacinados, 202 são idosos a partir dos 60 anos de idade que vivem em Instituições de Longa Permanência e trabalhadores que atuam nessas unidades, enquanto 1.034 são profissionais da área da saúde que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

– Para se ter ideia, apenas ontem (segunda-feira), ministramos a vacina em 227 cidadãos, sendo dois deles trabalhadores de Instituições de Longa Permanência e o restante em profissionais da saúde da Santa Casa, Hospital Santa Maria, Centro de Triagem e Tratamento da Região Leste, UPA Centro, SAMU, Atenção Básica e Hospital da Mulher. A vacinação foi realizada no Centro de Especialidades Médicas até às 20 horas e hoje terá continuidade atendendo mais uma vez a área da saúde das referidas instituições já citadas – detalhou o secretário, ressaltando que nesta primeira fase da campanha a meta é alcançar 100% do público prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

TESTES RÁPIDOS – A vacina está sendo enviada aos poucos para os municípios de todo o país. Com isso, ainda não há doses suficientes para atender a todos os cidadãos. Conforme explicou Sérgio Gomes, neste contexto, Barra Mansa continua promovendo a testagem em massa para detectar e mapear a doença. “Desta maneira, conseguimos identificar pessoas que estão acometidas pela doença, principalmente aquelas que não apresentam sintomas, e evitamos a propagação do vírus, através do isolamento e dos medicamentos adequados”.

Paralelo as ações de saúde, a Secretaria de Ordem Pública vem atuando na fiscalização do comércio, sobretudo na verificação da disponibilidade de álcool na entrada dos estabelecimentos, uso de máscara facial por funcionários e clientes e limitação do número de pessoas nas lojas, supermercados, bares e restaurantes. Nestes dois últimos, também é verificado o cumprimento do horário de funcionamento estabelecido em decreto.

Segundo o secretário de Ordem Pública, William Pereira, uma campanha de conscientização sobre as medidas preventivas está sendo realizada em parceria com as entidades comerciais (Aciap/CDL/Sicomércio/Codec). “A meta é preservar vidas, a saúde e o empregos das pessoas”.

Fotos: Chico de Assis