Comitiva conheceu projetos culturais, educacionais e ações afirmativas desenvolvidos no município

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e a vice-prefeita, Fátima Lima, receberam na tarde desta quarta-feira, 25, a visita do cônsul do Japão, Ken Hashiba, e comitiva. Numa visita de cordialidade, o cônsul japonês conheceu projetos culturais e educacionais e algumas ações afirmativas desenvolvidas no município, como o Projeto Música nas Escolas, o Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) e o Centro Cultural Fazenda da Posse. A visita foi acompanhada pelo subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse, o diretor presidente da Associação da Orquestra Sinfônica, Alexandre Martins, do presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, e dos vereadores Paulo Sandro e Gustavo Gomes.

O chefe do Executivo disse das suas expectativas com a visita. “Nossa intenção é estabelecer parcerias e convênios com o Japão visando o desenvolvimento de projetos em vários segmentos. Barra Mansa se sente honrada com a visita”, destacou Drable.

O cônsul Ken Hashiba se disse otimista com as possibilidades de firmar parcerias e convênios de cooperação e colaboração com Barra Mansa. “A cidade é acolhedora e com pessoas muito simpáticas. Fiquei emocionado com as apresentações musicais que tiver a chance de presenciar”, disse.

A primeira agenda foi no Parque da Cidade, no Centro, onde a comitiva japonesa teve a oportunidade de conhecer os trabalhos elaborados pelos assistidos do Cemae, a partir de materiais recicláveis, botões, peças de bijuterias e afins, além da restauração de móveis e a cozinha experimental. Na unidade, o prefeito detalhou sobre o projeto de construção de um imóvel estruturado de maneira adequada para atender os alunos, que têm faixa etária entre 20 e 50 anos. A idealizadora e uma das fundadoras do Cemae Sônia Coutinho e a diretora do Centro Especializado Maria Isabel Diaz, acompanharam a visitação.

Ainda no Parque da Cidade, a comitiva teve a oportunidade de assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob a regência do maestro Anderson Alves e da Banda Sinfônica, regida pelo maestro Isac Francis.

No Centro Cultural Fazenda da Posse, o quarteto de Cordas do Projeto Música nas Escolas recebeu os visitantes. Na oportunidade, o presidente da FCBM relatou que o local abriga documentos históricos sobre o município. “Esta foi a primeira edificação do município. Chegou às ruínas, mas na década de 90 passou por um processo de restauração e hoje além do acervo histórico, mantém obras raras, jornais, troféus do Barra Mansa Futebol Clube, primeiro clube do Brasil,  e algumas peças arqueológicas, como fósseis, minerais e cerâmicas, originárias de escavações ocorridas na região”, relatou Marcelo Bravo.