No momento em que o Brasil se tornou o epicentro do coronavírus e o município de Barra Mansa estabelece normas mais rígidas para conter a propagação do vírus e manter os cidadãos em distanciamento social, agentes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) reforçam junto aos usuários dos serviços ofertados pelas seis unidades a necessidade do uso da máscara facial e outras medidas de proteção contra a doença.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, J. Chagas, os CRAS são equipamentos públicos que têm entre outras atribuições a prestação de serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. “E como tal, tem a missão de orientar os cidadãos sobre vários assuntos, inclusive a crise sanitária mundial ocasionada pela Covid-19. Hoje, ainda existem pessoas que buscam atendimento nos CRAS sem fazer o uso da máscara facial. Apesar dos inúmeros apelos feitos pelas campanhas publicitárias que estão sendo veiculadas nas mídias, algumas ainda levam crianças e acompanhantes para as unidades, o que pode ocasionar aglomerações”.

J. Chagas orienta para que os usuários dos CRAS agendem os serviços antecipadamente, através de contato telefônico. “Dessa maneira, estruturamos o atendimento de modo a permitir que todos tenham acesso aos serviços, sem se exporem a riscos”.

Entre os serviços ofertados pelos CRAS estão os atendimentos com assistente social e psicólogos, além do preenchimento do CADÚnico, que dá acesso a programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, o BPC Loas (Benefício de Prestação Continuada) e o NIS (Número de Identificação Social) para fins de concessão de bolsas de estudos e isenção na taxa de inscrição de concursos públicos. Para agendar esses serviços é recomendado o agendamento com 24 horas de antecedência.

 

CONTATOS DOS CRAS:

 

CRAS PENAFORTE –  Rua  H, 7 – Vila Coringa. Telefone (24) 3323-0436.

CRAS VILA NATAL – Rua Manoel Anízio – s/n – bairro Vila Natal. Telefone (24) 3349-0534.

CRAS ANO BOM – Avenida Presidente Kennedy, Getúlio Vargas. Telefone (24) 3322-0178.

CRAS PARAÍSO DE CIMA – Rua Izalino Gomes da Silva, s/nº (anexo ao CIEP Ada Bogato). Telefone (24) 3350-7153.

CRAS SÃO PEDRO – Rua Rodolpho Marques, nº 356 – Bairro São Pedro. Telefone  3322-6522.

CRAS MORADA VERDE – Rua A, 78 – Morada Verde. Telefone (24) 3328-3951