Primeira atividade contou com palestra a alunos do CEI Vieira da Silva, na Seccional da OAB

 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas) iniciou nesta terça-feira, 24, a ‘Semana Municipal de Prevenção às Drogas’. A primeira atividade aconteceu pela manhã, na Seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), no Centro, com uma palestra da advogada e presidente da comissão “OAB Vai à Escola”, Carolina Mayrink.

A instrução teve como público-alvo alunos do CEI (Centro de Educação Integral) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva. Cerca de 80 estudantes de 8° e 9° anos compareceram ao auditório da OAB durante a manhã.

O coordenador da Compod, César Thomé, destacou que a educação é um dos fatores mais importantes de prevenção. “Desde 2018 nós trazemos as escolas para a OAB, para que conheçam o ambiente e desperte o interesse desses jovens na área. Algumas turmas já estão entrando no ensino médio e precisam definir suas ambições e começarem a formar seus planos”.

A palestrante Carolina Mayrink reforçou que a educação é o melhor caminho para o sucesso. “Esse tipo de evento prioriza despertar nos adolescentes o interesse por carreiras dentro do Direito, por exemplo: atribuindo noções acerca de direitos e deveres. O conhecimento é libertador!”, destacou Carolina.

A diretora do CEI Vieira da Silva, Sandra Maria Eulalia, disse que a iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa é muito válida. “Essas atividades em que o aluno tem contato com pessoas de diferentes áreas faz com que ele amplie o olhar, veja tudo sob nova ótica. Em especial a palestra de hoje, que teve o foco na reflexão sobre o futuro que esse adolescente quer ter; sua carreira, seus deveres, seus direitos…  Um adolescente consciente de seu papel na sociedade com certeza terá mais condições de se manter longe das drogas e do álcool”, destacou a diretora.

As atividades da Semana Municipal de Prevenção às Drogas continuam nesta quarta-feira, 25, com uma caminhada e panfletagem no centro da cidade. Integrantes do Projeto Música nas Escolas e do Tiro de Guerra participarão das ações.