UBS do Roselândia I realiza palestra sobre a importância da amamentação para a mãe e o bebê

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira, 1º de agosto, as atividades da Semana Mundial da Amamentação, O tema deste ano é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para futuro”.  A ação faz parte do Agosto Dourado, mês que integra a luta pelo incentivo à amamentação.

A programação conta com atividades de orientação em todas as Unidades de Saúde Básica (USB) do município e um seminário no dia 07, quarta-feira, no Parque Natural de Saudade. A palestra abordará a importância do aleitamento materno para mães e bebês.

Nesta quinta-feira, dia 1º, na UBS do Roselândia I, a enfermeira Jussara Venâncio, a nutricionista Paula Aguiar, a dentista Amanda Rodrigues e a fonoaudióloga Marcela Salles, aproveitaram a Sala de Espera para repassar orientações, principalmente às mulheres, sobre os benefícios do aleitamento materno e desmistificar alguns hábitos.

Jussara Venâncio disse sobre a importância do ato de sugar do bebê no seio como forma de fortalecimento da musculatura da boca, do sistema respiratório e da dentição. “O leite materno é um alimento completo e até os seis meses de vida dispensa a ingestão, pelo bebê, de água e chás. Além disso, dar de mamar estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. A união física e emocional traz alegria e satisfação para muitas mães, promovendo um forte sentimento de amor e apego entre mãe e filho”.

Segundo a nutricionista Paula Aguiar não existe leite fraco. “Isso é uma lenda. As mães precisam ingerir bastante liquido para ajudar a aumentar a quantidade de leite e evitar alguns alimentos que podem provocar gases ou alterar o sono do bebê, como couve flor, refrigerante, doce, chocolate e café. A canjica e a cerveja escura não estimulam a produção de leite”, frisou.

A nutricionista ainda destacou que a amamentar ajuda na perda de peso e acelera a recuperação após o parto. Isso porque o hormônio ocitocina, que o corpo da mulher produz durante a amamentação, faz com que o útero volte ao seu tamanho normal mais rapidamente e pode diminuir o sangramento pós-parto.

Já a fonoaudióloga Marcela Salles ressaltou que a amamentar influencia no desenvolvimento do sistema sensório-motor oral  (língua, lábios, bochechas), e prepara a criança para a futura alimentação e a fala. O ato de sugar é o primeiro passo para a deglutição. A criança já nasce preparada para mamar, pois a sua língua ocupa toda a cavidade oral, justamente para promover a sucção. Amamentar evita a flacidez da musculatura da boca, é uma ginástica para o bebê e propicia, no futuro, a articulação dos fonemas necessários para uma fala saudável”, destacou.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define o tema a ser explorado, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de informativos.