Artesãs expõem suas necessidades, além de expectativas para 2022

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, por meio do setor de Turismo, promoveu na tarde desta sexta-feira, 07, a primeira reunião de 2022 visando a elaboração do calendário anual de atividades do segmento da economia criativa. O encontro contou com a participação de sete lideranças, sendo dois deles de feiras independentes – Feira Criativa e Feira da Preguiça – e cinco dos seguintes coletivos: Borogodó, Café com Arte, Cia do Artesanato, Girassóis e Vivemos de Arte.

Conduzida pela gerente de Turismo do município, Bhela Santos, a reunião também teve a finalidade de discutir sobre as necessidades e expectativas das artesãs, bem como a realização de cursos, capacitação e outras iniciativas de qualificação direcionadas à economia criativa. Ainda no decorrer do evento, foi realizada uma avaliação sobre 2021.

– Estamos trabalhando para que este calendário fique pronto até o fim deste mês e, paralelamente promover ações que viabilizem ainda mais a união e fortalecimento do grupo de artesãs profissionais, fomentando o setor. Neste calendário também vamos projetar a nossa participação em eventos no Estado do Rio de Janeiro, oportunizando a demonstração dos talentos da nossa cidade em feiras e encontros afins – destacou Bhela Santos.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – 2019), o artesanato envolve 10 milhões de pessoas e movimenta R$50 bilhões por ano. “São números significativos que confirmam a importância da atividade na economia brasileira e Barra Mansa faz parte deste contexto, contribuindo na geração de renda de muitas famílias. Atualmente, o município conta com 600 artesãs profissionais, ou seja, que possuem a Carteira Nacional de Artesã. Mas, o segmento é mais amplo e uma das nossas metas para este ano é trazer novos profissionais, que ainda atuam individualmente, para a economia criativa”.

NOVOS RUMOS – Durante a reunião foi definido que Barra Mansa fará o intercâmbio artesanal nos 15 municípios que compõem a região do Vale do Café, além da continuidade de ocupação das Praças da Matriz, Nações Unidas e da Liberdade com as feiras de artesanato, a implantação da Casa do Artesão, a sala de qualificação do artesão com projeção de ser instalada no Shopping Popular ainda neste semestre.