Iniciativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) esteve nesta segunda-feira, 11, nos bairros Jardim Marilu e São Pedro

 

Com colaboração dos moradores, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM), promoveu nesta segunda-feira, 11, o primeiro dia de Coleta Seletiva de materiais recicláveis nos bairros Jardim Marilu e São Pedro. A atividade é uma ação da autarquia e percorrerá demais bairros do município efetuando o recolhimento de itens que possam ser reaproveitados, além de realizar a limpeza nas vias e calçadas.

A coleta foi ampliada neste ano de 2019, ao todo, são 74 bairros abrangidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa. Além da separação feita de materiais que ainda tem utilidade para o que se esgotou a validade de uso, o serviço também diminui a quantidade de material reciclável destinado ao CTR (Centro de Resíduos Sólidos).

O gerente do setor de Destinação Final de Resíduos Sólidos e responsável pela Coordenação da Coleta Seletiva, Sérgio Antônio da Silva, pontuou a tarefa executada nesta segunda-feira. “O trabalho de orientação foi feito, a partir desse trabalho surge uma nova etapa de ampliação do programa de coleta seletiva. Aquela região abrange aproximadamente 10 mil pessoas, esse é o trabalho. Fomos de casa em casa, tiramos as dúvidas dos moradores e o caminhão vai passar semanalmente às segundas-feiras e com essa iniciativa vamos ampliando o programa da Coleta Seletiva em Barra Mansa”, afirmou Sérgio.

 

SELEÇÃO DOS RECICLÁVEIS- Para as pessoas que não sabem como realizar a separação dos resíduos, o Centro de Resíduos Sólidos recomenda que o lixo seco, como papéis, papelão, metais, plásticos e vidros, sejam acondicionados separadamente. Copos plásticos com restos de bebidas precisam ser lavados antes de irem para o lixo. É fundamental que o óleo de cozinha seja colocado em garrafas pet para o recolhimento pela coleta seletiva.

Já o lixo orgânico, como restos de comida, cascas de frutas e legumes, deve ser disponibilizados para a coleta de lixo comum. Enquanto o lixo eletrônico, como monitores de computador, aparelhos celular, impressoras e afins, precisa ser descartados em empresas e cooperativas próprias na área de reciclagem deste tipo de material.