Evento apresentou atividades desenvolvidas por alunos que fazem parte do ciclo de anos iniciais da alfabetização

Na noite de terça-feira (3), no Centro de Promoção Humana (CPH), situado no Ano Bom, recebeu a cerimônia de encerramento do ciclo da alfabetização de 54 alunos de 2º e 3º ano do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable. Durante o evento, os estudantes assistiram a apresentação do coral em Libras da unidade escolar.

A Diretora do Colégio, Alessandra Naves, pontuou a finalidade da celebração. “Este encontro, em especial, fecha o ciclo da alfabetização. A formatura envolve as três turmas da fase de alfabetização, duas do 3º ano e uma do 2º. Denominamos este momento como Festa do Livro, pois as crianças escrevem um texto e recebem uma coletânea das obras de todos os colegas para guardar de lembrança”, destacou Alessandra.

A intérprete de Libras, Mariluce Lima, informou como são realizados os trabalhos “Temos um quadro com aproximadamente 30 alunos surdos, incluídos em classes regulares. Porém estamos elaborando um projeto piloto para 2020, com salas bilíngues, materiais próprios e laboratório de Libras para que os surdos possam ter melhor compreensão e uma aprendizagem significativa através da sua própria língua, que é a Língua de Sinais”, frisou.

Na segunda-feira (2), aconteceu no mesmo local o encerramento do Fundamental II, com a participação de aproximadamente 90 alunos das quatro turmas do 9º ano. Nesta quarta-feira (4), os celebrados serão os alunos do Ensino Fundamental I, composto por três turmas do 5º ano.

Música nas Escolas

A escola possui o incentivo à cultura com aulas transmitidas aos alunos por meio do Projeto Música nas Escolas. A professora musicalizadora Priscila Lourenço salientou as atividades envolvidas no ambiente escolar. “Atuo no Colégio Marcello Drable, do 1º ao 5º ano. Buscamos passar aos alunos, desde bem pequenos, a cultura musical, de forma a estimular o interesse dos estudantes pela música”.

Priscila ainda ressaltou a apresentação demonstrada aos pais, professores e demais presentes no evento. “Vamos aproveitar o momento para apresentar as canções que os alunos ensaiaram durante o ano. Cantaremos músicas da MPB justamente por ser uma Festa do Livro”, disse.