A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um seminário interno direcionado à capacitação dos colaboradores do Centro de Atenção Psicossocial II – Estação Mental (CAPS). A reunião ocorreu nesta terça-feira, 26, das 8h às 17h, no Parque Natural de Saudade. O objetivo foi avaliar e alinhar as melhorias da qualidade dos serviços prestados à população. A capacitação contou com a participação dos 23 funcionários da unidade.

A coordenadora do CAPS, a psicóloga Nairá Antunes de Oliveira, falou sobre o encontro. “Através dos dados do ano de 2020 e 2021, nós decidimos melhorar os pontos que apresentavam fragilidades e necessidades de discussão para maior efetividade do serviço. Com isso, hoje, toda a equipe multidisciplinar do CAPS recebeu novas instruções em temas como, por exemplo, fluxo de atendimento, primeiro atendimento, produção, entre outras questões”.

Participaram da atividade desde os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, até a recepcionista, cozinheira e auxiliares.

A coordenadora do programa, Maria Elvira da Cunha, ressaltou que o CAPS II tem em média 1,2 mil pessoas cadastradas. “O CAPS é um serviço público do SUS que atende pessoas em sofrimento psíquico grave. Tem como público-alvo as psicoses, neuroses graves, esquizofrenias, etc. Essa reunião com os profissionais que prestam atendimento no CAPS II é uma política de avaliação dos serviços que estamos fazendo em todos os dispositivos da saúde mental – CAPS-Ad e CAPSi -, para ajudarmos cada vez mais”.

O CAPS II Estação Mental fica na Rua Cristóvão Leal, n⁰ 43, no Centro, próximo ao Parque Centenário. Contatos através do número (24) 3323-0275.

 

Fotos: Chico de Assis