Desenvolvida pela prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, a Clínica Veterinária Municipal, inaugurada em agosto de 2020, realizou 2.437 castrações no ano de 2021. A unidade possui a capacidade de realizar até 15 cirurgias de castração por dia e conta com seis funcionários, entre veterinários e auxiliares. Dentre os procedimentos realizados no último ano, 770 foram em cães e 1.693 em gatos. Em comparação ao segundo semestre de 2020, o aumento foi de 58% de cirurgias realizadas.

A administradora da Clinica Clínica Municipal, Jaqueline Pereira da Cunha, informou que além de contar com uma equipe especializada, os funcionários não medem esforços para oferecer um atendimento de qualidade. “Nesse primeiro ano completo de atividades da clínica, obtivemos um excelente número de cirurgias de castração que foram realizadas. Nós da clínica, desde o responsável da limpeza a responsável técnica Dra. Rafaela Fortes, acreditamos que cuidar de cada animal atendido aqui deve ser prioridade”, destacou Jaqueline, acrescentando que no local não são realizadas consultas e nem emergência, somente castração mediante o agendamento via telefone.

“E é de extrema importância que os agendamentos sejam cumpridos. Ano passado tivemos 725 faltas sem avisos, onde prejudica a ação dos veterinários”, ressaltou a administradora.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, comentou com entusiasmo os números atingidos. “Estamos trabalhando com todo o cuidado em todas as áreas da Saúde, a fim de promovermos o melhor aos moradores e tudo que envolve seu convívio. O que temos visto e construído aqui, em relação aos animais de estimação, é assegurar de tudo isso. Agradeço aos profissionais da clínica que muito se empenham em fazer um belo trabalho”, destacou o secretário.

A Clínica Veterinária funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Adolpho Klotz, anexa ao Centro de Lazer do bairro Santa Rosa. As castrações devem ser agendadas previamente, através do telefone (24) 3324-7917 ou (24) 3326-4288.