Já no início do novo ano informatização de todas as unidades do Programa Saúde da Família será realidade

Barra Mansa começa 2020 com novidades na área da Saúde. De acordo com o secretário de Saúde Sérgio Gomes a inauguração da Clínica Municipal de Castração e Atendimento a Animais acontece em janeiro.

– A Clínica funcionará no Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa. Estamos com 90% das obras concluídas e nossa expectativa é terminar os serviços até o fim deste mês. Enquanto isto, aguardamos a chegada dos equipamentos necessários para a realização dos procedimentos de castração e atendimento aos animais de pequeno porte – detalhou Sérgio Gomes.

A meta da Prefeitura é reduzir a população de cães e gatos nas ruas, além de ofertar atendimento médico veterinário gratuito aos animais.

INFORMATIZAÇÃO – Outra novidade na área da Saúde se refere à informatização de todos os PSFs (Programas Saúde da Família). De acordo com Sérgio Gomes, o Ministério da Saúde vem atuando para que todos os municípios executem a informatização. Barra Mansa pactuou que até o fim deste ano executaria o procedimento em 50% dos PSFs. “Fomos além, e até janeiro vamos atuar para que seja possível armazenar o histórico clínico dos pacientes, como exames, medicamentos e internações, por dez, 20 anos. Isso significa melhoria no atendimento e economia aos cofres públicos, pois evita a repetibilidade de exames e medicamentos”, destacou.

Gomes ainda disse que a partir de agosto do ano que vem, o Ministério da Saúde vai remunerar os municípios a partir da avaliação de 21 itens do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção). Hoje, a avaliação acontece sobre sete itens. “Os hospitais de excelência, como o Samaritano, no Rio de Janeiro, tem em torno de 80% de satisfação da população. Os outros 20% ficam por conta de alguma reclamação pontual dos pacientes. Em Barra Mansa, a avaliação do Ministério da Saúde, que acontece sistematicamente a cada quatro meses, é realizada sobre as Unidades Básicas de Saúde, onde são prestados os serviços de Atenção Básica. Temos uma avaliação positiva da ordem de 80%. Somos os melhores avaliados entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Vale destacar que também investimos na troca de mobiliários, equipamentos médicos e climatização dos 40 PSFs do município”, concluiu Sérgio Gomes.