Reaproveitamento na indústria cimenteira é uma das formas sustentáveis de descarte do material

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, através do programa Eco Pneu, coletou e destinou cerca de cinco mil pneus para reciclagem entre janeiro e julho deste ano. Mesmo diante da pandemia da Covid-19, os serviços de recolhimento do material não sofreram alterações. Ao contrário, foi realizado um trabalho de conscientização dos cidadãos, por meio da Secretaria de Saúde, para que aproveitassem o isolamento social e promovessem a limpeza de quintais e áreas que pudessem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre Chikungunya.

Segundo informações do secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, o material é coletado duas vezes por mês e encaminhado para reaproveitamento na indústria cimenteira em substituição ao carvão coque. “Os pneus destinados à reciclagem são acondicionados em dois pontos distintos do município, protegidos contra água de chuvas e mediante agendamento prévio transportados pela empresa conveniada para reaproveitamento sustentavelmente correto. Grande parte dos pneus coletados é usado como combustível alternativo nas cimenteiras, onde o procedimento recebe os cuidados ambientais necessários, inclusive com o uso de filtros especiais”, disse.

Mas, algumas unidades foram reservadas para a realização da oficina Arte com Pneus, que neste momento de pandemia foi realizada com pessoas em situação de rua, instaladas no abrigo temporário da Prefeitura. O coordenador e instrutor do projeto, Arilson Sales, informou que, a sede do projeto continua fechada temporariamente. No entanto, os pneus foram utilizados para na capacitação dos abrigados.

Sales disse ainda que Barra Mansa tem aproximadamente 170 geradores de pneus e que sistematicamente são realizadas visitas para verificar as condições de armazenamento do material até que o recolhimento seja efetuado.