Melhorias serão entregues à população junto com a abertura da ‘Casa do Papai Noel’

Teve início na manhã desta sexta-feira (01) o serviço de pintura externa e interna do Centro de Cultura Estação das Artes. As melhorias serão entregues à população no dia 29 de novembro, juntamente com a abertura da “Casa do Papai Noel”, atração do calendário de fim de ano do município.

O Centro de Cultura Estação das Artes funciona em uma antiga estação ferroviária, que fazia parte da estrada de ferro de Dom Pedro II. A construção, em estilo neoclássico, foi fundada em 1871, pela princesa Isabel e seu marido Conde d’Eu. O local é um marco histórico no desenvolvimento da cidade. Com o fim do transporte de passageiros, a estação foi desativada e ficou abandonada até 1994, quando foi reformada para abrigar a Biblioteca Municipal e agora abriga um centro cultural desde 2001, com exposições, atividades culturais, oficinas gratuitas e aulas de capoeira.

– O prefeito Rodrigo Drable se comprometeu em reconstruir a cidade. Na cultura, não poderia ser diferente. Criamos na Fundação Cultura uma gerência de Patrimônio Cultural, que se empenhou em cuidar desse setor com técnica e responsabilidade. Nesse mandato, recuperamos a estrutura da Fazenda da Posse, transformando-a em um verdadeiro Centro de Documentação e Memória. Começamos a maior reforma da história do Palácio Barão de Guapy. Agora iniciamos a recuperação da Estação das Artes. A cidade está cada vez mais bonita, explicou o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo.

Algumas ações da prefeitura têm contado com a parceria de empresários locais que apoiam a reconstrução de Barra Mansa. O serviço de pintura da Estação das Artes conta com o suporte da marca Tinta Maza e das lojas D’arc Tintas, que doaram todo o material necessário. “A nossa intenção é ajudar, dentro do possível, a embelezar a cidade. A D’arc Tintas sempre esteve ligada a eventos e acontecimentos de Barra Mansa. Somos, aqui na loja, barra-mansenses de nascimento e coração”, explicou Terezinha Couto Rimulo, proprietária da D’arc Tinas, que informou que foram doadas 10 latas de tinta para a pintura do prédio da estação, tinta para as ferragens, solventes, pincéis, rolos, espátulas, desempenadeiras, massas, entre outros materiais.