Servidores ativos, inativos e pensionistas da Administração Pública Municipal têm até o próximo dia 14 para participar da pesquisa e garantir o recebimento dos vencimentosA Prefeitura, através do Previbam (Fundo de Previdência Social de Barra Mansa) prorrogou o prazo para a realização do Censo Previdenciário. A medida visa ampliar a adesão dos servidores ativos, inativos e pensionistas da Administração Municipal à pesquisa; 80% já participaram. Os outros 20% ainda precisam apresentar a documentação necessária até o próximo dia 14 (sexta-feira) para garantir o recebimento dos pagamentos.De acordo com o último levantamento do Fundo de Previdência, a grande maioria que falta participar do Censo é composta por aposentados e pensionistas.“Para ser atendido, impreterivelmente até o dia 14, é preciso realizar o agendamento prévio no site (agendacenso.com.br/barramansa) e levar toda a documentação solicitada no térreo da Prefeitura. Vale lembrar que quem não participar do Censo terá o pagamento suspenso, conforme previsto no Decreto Municipal n° 10.432/21”, destacou a coordenadora Administrativo Financeiro do Previbam, Bianca Martins Rodrigues.A documentação necessária pode ser conferida no mesmo link do agendamento, citado acima.Obrigação LegalO Censo Previdenciário funciona como prova de vida e assegura os benefícios previdenciários e proteção à família do servidor. Sua realização periódica é uma obrigação legal (artigos 3º e 4º da Lei 10.887/2004) a fim de manter atualizadas as informações previdenciárias dos servidores municipais, ativos e inativos, além dos pensionistas.O objetivo também é manter os dados compatíveis para a base do Cadastro Nacional de Informações Sociais de Regime Próprio de Previdência Social (CNIS – RPPS), para o Sistema Previdenciário de Gestão de Regime Públicos de Previdência Social (SIPREV/Gestão) e pelo sistema de Gestão Previdenciária utilizada pelo Fundo de Previdência Social de Barra Mansa.

FOTO: Chico de Assis