Durante a cerimônia também foi oficializada a posse dos novos membros da IGR (Instância de Governança Regional do Turismo no Vale do Café)

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 26, a entrega da Carteira Nacional do Artesão. A cerimônia, que ocorreu no Clube Municipal, contou com a participação do prefeito Rodrigo Drable; da vice-prefeita, Fátima Lima, o Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello; o coordenador do Programa Estadual do Artesanato, Marcel Vasconcelos; o diretor da Loja Caçula, Roberto dos Santos; e o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Furlani. Durante o evento, demais vereadores e autoridades marcaram presença.

Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Drable destacou o trabalho realizado na cidade, que vem sendo considerado modelo quanto ao desenvolvimento da economia criativa.

 “Nós nos propusemos, desde lá de traz quando fizemos um projeto de cidade, a desenvolver a economia criativa valorizando o ser humano, dando a ele oportunidade de através de sua habilidade, talento e arte para ser independente financeiramente. Esse esforço tem sido empreendido em Barra Mansa há bastante tempo, temos colhido frutos e é claro que um serviço bem feito acaba servindo de modelo para outras cidades e isso é motivo de muito orgulho”, declarou o prefeito.

Nos dias 18 e 19 deste mês, Barra Mansa cadastrou cerca de 200 artesãos e nesta sexta-feira um pouco mais de 100 carteiras foram entregues.

“Queria agradecer ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do secretário Gustavo Tutuca, pela agilidade e carinho no qual ele está fazendo essa entrega para Barra Mansa. Essa carteira vem para dar credibilidade aos nossos artesãos, que vem fazendo um trabalho magnífico. A Bhella vem fazendo a gestão deste grupo há mais de 5 anos,  com uma organização que de fato dá orgulho fazer parte deste time. Agora estamos entrando com diversos parceiros do comércio, que é pra poder fomentar ainda mais essa parceria, oferecendo descontos especiais na matéria prima e em diversos segmentos do nosso comércio”, destacou o secretário Bruno Paciello.

A Gerente de turismo e Coordenadora do Artesanato de Barra Mansa, Bhella Santos, também destacou a agilidade que a secretaria estadual realizou a entrega dos documentos e a importância dela para o desenvolvimento econômico.

“Esse trabalho aqui em Barra Mansa é uma conquista muito grande, a última vez que tivemos o cadastro e entrega dessa carteira em 2018. Pra nós essa parceria com o estado, junto com o secretário Tutuca, é muito importante, pois a gente movimenta a economia criativa. Em Barra Mansa, agora com as flexibilizações devido ao avanço na vacinação, queremos que os artesãos tenham condições de trabalhar, não apenas aqui no nosso município, mas também em todo o território nacional, pois essa carteira oferece essa facilidade”, ressaltou Bhella Santos.

A gestão da economia criativa em Barra Mansa está sendo destaque no Estado.

“O nosso secretário de turismo, Gustavo Tutuca, vem realizando um trabalho ímpar de cadastro dos artesãos dos 92 municípios do Rio. Estamos admirados pela gestão, competência e qualidade de Barra Mansa. Na semana passada, vimos em dois dias quase 200 artesãos se cadastrando e hoje estamos entregando mais de 100 carteiras. Isso tudo é um trabalho que está em sinergia do Estado com o município” disse o coordenador do Programa Estadual do Artesanato, Marcel Vasconcelos.

A vice-prefeita Fátima Lima destacou a importância das parcerias com o Estado, o comércio e as instituições que vão trazer vantagens para os artesãos.

“Hoje, com essa carteira, estamos entregando dignidade aos artesãos da nossa cidade. Precisamos destacar a importância das parcerias firmadas aqui. O Governo do Estado é de extrema relevância nesse processo, aliás, todos os parceiros são importantíssimos. O desconto que o comércio está oferecendo vai fomentar as vendas e fazer com que a renda deles melhorem. Ainda temos os cursos, pois oferecem capacitação e até um curso superior. Somando todos esses pontos temos aí o desenvolvimento pessoal, social e econômico”, disse a vice-prefeita.

A captação de parcerias locais, promovida pela prefeitura de Barra Mansa, também foi destacada pelo secretário de estado de turismo, Gustavo Tutuca.

“Barra Mansa tem tido um destaque muito grande na economia criativa. Estamos entregando aqui hoje mais de 100 carteiras dos artesãos, que passaram por uma avaliação criteriosa da política nacional do artesanato e fazer essa entrega antes do Natal ajuda a potencializar as vendas. Essa política de artesanato é uma característica importante do turismo aqui em Barra Mansa e isso ajuda a trazer visitantes. Estamos muito felizes de estar aqui em parceria com a prefeitura, e o prefeito Rodrigo Drable tem sido um importante nessa ação de promover e captar, no mercado local, parcerias para ajudar na compra de insumos pelos artesãos, que é fundamental para o desenvolvimento”, disse Tutuca.

A loja Caçula, que está presente em diversas cidades do Estado, é parceira do artesanato há cerca de seis anos. Durante a cerimônia desta sexta, o diretor Roberto dos Santos, falou sobre o trabalho realizado em Barra Mansa junto aos artesãos.

“Barra Mansa tem demonstrado estar à vanguarda do atendimento do artesão. Lá em 2018, a Bhella conseguiu a primeira loja colaborativa, dentro de um shopping, para expor peças de artesanato. Hoje essa iniciativa se tornou mania em vários shoppings de todo o Estado, então Barra Mansa é destaque nesse processo”, destacou.

Representando os vereadores de Barra Mansa, o presidente da câmara, Luiz Furlani, citou a valorização da classe dos artesãos.

“Ficamos muito felizes em participar desse evento de entrega das carteiras aos artesãos do nosso município, valorizando uma classe que muito tem contribuído para o desenvolvimento do comércio. Essas ações realizadas pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura, são importantes para a valorização dos artesãos. Quero dar parabéns ao trabalho realizado pela secretaria de desenvolvimento econômico e a secretaria de estado de turismo por estarem olhando pelos nossos artesãos, criando ferramentas para o desenvolvimento e a melhor geração de renda”, disse.

Confira a lista de lojas parceiras do artesão:

A Viana Leal

Singer

Cate Papelaria

Arte e Costura

Creativity

Luclaart

Varejão Textil (rua do cartório)

Microlins (curso gratuito de inglês básico de vendas)

UBM – Gestão

Transporte Generoso (Entrega de produtos de Artesanato além de consultorias)

Drogaria Economize

Mega Móveis

Rivolli Bijuterias

JF da Silva Mecatrônica

Salão Aquarela

Posse da Instância de Governança Regional do Vale

Ainda durante a cerimônia da entrega das Carteiras, foi dada posse a Instância de Governança Regional do Vale, que terá como presidente a Gerente de turismo e Coordenadora do Artesanato de Barra Mansa, Bhella Santos; na vice-presidência Hélio Lemos Suzano Júnior, da cidade de Valença; Secretaria Executiva Tania Maria Amorim da Silva, de Pinheiral; Diretora Técnica Lizmar da Silva Pereira Casanova, de Miguel Pereira; Diretor Financeiro, Jamir Barbosa Junior, de Mendes; e Diretora de Marketing Dayanna Marques da Cruz Silva, de Paty do Alferes.

“Com essa posse de hoje, vamos dar início às atividades para trabalhar o mapa do turismo brasileiro, que é importante para que os municípios recebam incentivos do governo federal. A Instância de Governança Regional do Vale faz um trabalho entre o governo do Estado e o Município, organizando os 15 municípios que compõem o Vale do Café”, explicou Bhella Santos.