Serviço foi contratado pelo Saae-BM, em caráter experimental, e visa à limpeza das vias públicas do município

O Saae – BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) inova mais uma vez e na próxima segunda-feira, 1º de julho, às 9 horas, no Parque da Cidade, faz o lançamento do serviço de capina elétrica. O evento terá a participação do prefeito Rodrigo Drable e secretários da administração municipal.

De acordo com o diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, a iniciativa é inédita no Estado do Rio de Janeiro. “Estamos buscando bons exemplos de práticas ambientais por várias cidades do Brasil; esse veio de São Paulo. Inicialmente, o Saae contratou o serviço em caráter experimental durante 60 dias. Após esse prazo vamos avaliar os resultados e seu impacto para o meio ambiente”, detalhou Fanuel.

VANTAGENS – A capina elétrica permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras por longos períodos sem o uso de herbicidas e ainda elimina o mato pela raiz evitando a contaminação do solo e sua erosão.
O procedimento é realizado por meio de aplicadores especialmente projetados para descargas elétricas de alta potência na planta a ser controlada e a energia circula por todo seu organismo causando seu ressecamento. O resultado é a manutenção do local aplicado livre de plantas invasoras por meses sem outros efeitos danosos à natureza.

Saae adquire novos veículos

Com a finalidade de melhorar o atendimento as demandas da população com eficiência e eficácia, o Saae adquiriu 10 novos veículos zero quilômetro, modelo Renault Oroch.

Segundo Fanuel, os carros vão substituir parte da frota de 2009. “Com o investimento realizado, vamos doar esses automóveis para outros setores da prefeitura: três para a Secretaria de Manutenção Urbana, um para a Secretaria de Planejamento Urbano, dois para atender aos distritos de Amparo e Floriano, respectivamente e dois serão deixado como reserva para atender ao próprio Saae”, explicou o diretor.

A frota de veículos da autarquia vem sendo renovada desde 2018, quando foram comprados três caminhões, sendo um basculante e dois pipas, além de dezenas de automóveis e instalação de GPS em cerca de 50 carros para fiscalização e segurança dos motoristas.