Parceria entre prefeitura e governo estadual começou no bairro Vila Nova. Ação oferta 500 cafés diários por R$0,50, cada. Kit contém pão com manteiga, fruta e café ou café com leite

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), iniciou nesta sexta-feira, dia 19, o ‘Café do Trabalhador’. Em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o primeiro polo do serviço na cidade foi instalado no bairro Vila Nova, oferecendo a refeição por R$0,50. Quem foi conferir de perto a ação foi o prefeito Rodrigo Drable. Também estiveram presentes o secretário da SMASDH, J. Chagas; o subsecretário estadual de Planejamento e Projetos Especiais, Clécius Silva de Souza; e a vereadora Cristina Magno.
O projeto, que visa facilitar o acesso à primeira refeição do dia e reduzir a insegurança alimentar e nutricional da população, vai ofertar de segunda a sexta-feira, a partir das 6h, 500 kits compostos por café ou café com leite, pão com manteiga e uma fruta, cada.
Neste primeiro dia do serviço, os moradores e trabalhadores que passaram pela Rua José Melchiades, receberam a primeira refeição do dia de forma gratuita. “Hoje estamos aqui apresentando este novo equipamento a população, a cobrança será feita a partir de segunda-feira. Este lugar foi escolhido por ser central, de ligação com outros bairros, próximo à ArcelorMittal, que emprega várias pessoas, e ao ponto de ônibus, por onde passam diversos trabalhadores”, explicou J. Chagas.
Um dos primeiros a receber o ‘Café do Trabalhador’ foi o morador Luiz Antônio da Silva, que elogiou o serviço disponibilizado a população. “Toda e qualquer iniciativa que favoreça nós trabalhadores é válida. Quem conhece a realidade das pessoas sabe que muitos não têm condições fazer essa primeira refeição. Os responsáveis pela ação estão de parabéns”, disse o morador.
A estudante de psicologia, Camilly Gabriel Costa, estava a caminho do estágio e aproveitou o café e destacou a importância do serviço para todos os moradores do bairro. “Essa ação vai beneficiar não apenas os trabalhadores, pois estamos passando por momentos difíceis e muitas pessoas não têm acesso a um café da manhã. A gente sempre escuta relatos de crianças que vão pra escola sem se alimentar, por não ter o que comer em casa, e aqui com apenas R$0,50 tem uma refeição completa”, disse a jovem.
A vereadora Cristina Magno também destacou a importância da primeira refeição para todos. “Como se sabe o café da manhã é a refeição mais importante do dia e isso quem diz não sou eu, mas sim todos os médicos. Eu não consigo sair de casa sem tomar o meu e muitos trabalhadores não têm condições de ter um pão com manteiga e um café. Aqui com R$0,50 a pessoa pode escolher entre o cafezinho puro ou com leite, além do pão com manteiga e uma fruta, ou seja, uma refeição completa por um preço acessível”.
Ampliação do projeto e Restaurante do Povo

Segundo o subsecretário estadual de Planejamento e Projetos Especiais, Clécius Silva de Souza, há expectativa de ampliar o trabalho para outros bairros de Barra Mansa.
“Esse projeto é uma iniciativa do Governo do Estado para atender, principalmente a população mais vulnerável, e que já atende mais de 26 cidades. Hoje, em atendimento ao prefeito Rodrigo Drable e ao secretário J. Chagas, estamos trazendo para o bairro Vila Nova e, em breve, com a inauguração do ‘Restaurante do Povo’ teremos mais um polo no Centro e estamos estudando a possibilidade de levar o serviço a outras regiões da cidade”, acrescentou.
Drable ressaltou que esse é um mais um projeto social do Governo do Estado que foi pleiteado pelo município e contemplado pelo governador.
“Em breve nós teremos a inauguração do ‘Restaurante do Povo’ e eu tenho certeza que a nossa população será beneficiada, principalmente aquela que trabalha e tem suas dificuldades”, concluiu o prefeito.