Encontro teve a finalidade de continuar tratativas para instalação do Sine e da Casa do Trabalhador no município

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Bruno Paciello, se reuniu nesta segunda-feira, 20, com o recém empossado secretário de Estado de Trabalho e Renda, Patrique Welber.  A pauta do encontro foi a implantação da Casa do Trabalhador e do Sine (Sistema Nacional de Empregos) no município. O vereador Jefferson Mamede e o assessor da Prefeitura Paulo Davi dos Santos Nascimento também participarem da reunião.

Segundo Paciello, as tratativas para a instalação dos dois equipamentos públicos já estão em andamento há cerca de dois meses. “Com a posse do novo secretário viemos dar boas vindas, estreitar as relações e continuar os procedimentos para receber a Casa do Trabalhador e o Sine. Nossa meta é buscar mecanismos para impulsionar a economia do município, fomentando a geração de emprego e renda”, destacou.

O secretário ainda destacou que o município está concentrando esforços para favorecer o desenvolvimento comercial, industrial e do terceiro setor no pós-pandemia. “Também estamos de olho nas contratações que geralmente ocorrem no fim de ano. São vagas temporárias, mas que podem se tornar efetivas. Estamos trabalhando para que a instalação desses equipamentos ocorra ainda neste semestre”.

No decorrer da reunião, Patrique Welber garantiu atenção total  à continuidade dos procedimentos e do cronograma anteriormente previsto pelo Governo do Estado.

O vereador Jefferson Mamede tem atuado com determinação para Barra Mansa ajudar o município a conquistar esses dois benefícios de fundamental importância para o trabalhador. “Esta é uma iniciativa conjunta entre Executivo e Legislativo. Coloquei meu mandato à disposição para resolver duas grandes demandas da nossa cidade, que são a geração de emprego e a qualificação dos trabalhadores. Meu agradecimento especial ao novo secretário Patrique, pelo seu comprometimento com Barra Mansa, e ao prefeito Rodrigo Drable, que tem sido incansável na busca pelo desenvolvimento da nossa cidade”.

A Casa do Trabalhador oferece serviços de emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª via), orientação ao trabalhador, instruções sobre elaboração de currículo, auxílio de cadastro no Balcão de Empregos, entre outras indicações para o mercado de trabalho. Na unidade, os cidadãos recebem auxílio para fazer a migração da carteira de trabalho física para a carteira de trabalho digital. O formato eletrônico está em funcionamento desde 2019, podendo substituir a versão impressa.

Já o Sine visa o aprimoramento do atendimento na área do trabalho, buscando a qualidade de vida do trabalhador e o desenvolvimento do município.