A Secretaria de Ordem Pública, através da Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas) encerrou nesta terça-feira, 31, a ‘Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas’. Alunos das turmas do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Baldomero Barbará participaram de uma blitz educativa à margem da Via Sérgio Braga, em frente à unidade de ensino. Também estiveram presentes a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário da Pasta, Capitão Daniel Abreu, integrantes do Sest/Senat e Guarda Municipal.
Na ação, os participantes usaram cartazes com frases de efeito e fantasias como a ‘morte’. A intenção foi conscientizar e alertar os motoristas que passavam pela blitz sobre os danos causados pelas substâncias químicas ao organismo.
“Nós não poderíamos finalizar essa semana de um jeito melhor, tendo um contato direto com a população e com esses alunos, mostrando que eles estão inseridos no trabalho contra as drogas. É através da educação que nós conseguiremos uma transformação. Que a população também esteja ciente do trabalho que a Prefeitura de Barra Mansa oferece”, destacou a vice-prefeita.
Capitão Daniel Abreu falou como é importante a presença dos jovens nesse tipo de atividade: “A participação de nossos jovens, que de forma muito bacana auxiliaram com a distribuição de panfletos e caracterização de fantasias para chamar atenção dos motoristas, é o principal. Assim, já demonstraram a  consciência sobre a  importância de se manterem afastados de todos os tipos de drogas”.
O coordenador da Compod, César Thomé, organizou a ação e diz ter a sensação de dever cumprido. “Tenho certeza de que nossa missão, nossa fala informativa e preventiva continuam. Foram mais de 5 mil panfletos distribuídos. Gratidão a todos os envolvidos. Seguimos em frente na certeza que prevenir ainda é o melhor remédio para os problemas da nossa sociedade”, finalizou o coordenador.
A Semana de prevenção ao uso de álcool e drogas contou com vários encontros da Compod com alunos e entidades do município, como a OAB, Sest/Senat e unidades de ensino como o Colégio Estadual Baldomero Barbará e o Centro de Educação Integrada Vieira da Silva.