Medida envolve as redes pública e privada de saúde

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (04), no auditório da Santa Casa do município, reunião para traçar o fluxo de atendimento aos casos suspeitos do novo Coronavírus. O encontro contou com a participação da direção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Santa Maria, Hospital da Mulher, Santa Casa e da Atenção Básica. O município registrou  até o momento, três casos suspeitos da doença. Um deles se trata de uma paciente do distrito de Floriano, de 54 anos, que retornou recentemente da Itália, e recebeu atendimento nesta terça-feira (03), no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis, em Porto Real. Todos os pacientes foram orientados ao isolamento domiciliar e submetidos à coleta de secreção respiratória. O material foi encaminhado ao Lacen (Laboratório Central Noel Nutells), no Rio.  O resultado do paciente cadastrado no último domingo pela Santa Casa chegou ao município no início desta tarde e descartou a doença.

A gerente de Vigilância em saúde, Juliana de Souza, conduziu a reunião, na qual foi definida que a UPA e o próprio órgão, serão referências no encaminhamento do SWAB, material utilizado para realização de coleta de secreção ou outro muco em garganta e narina. “Estamos construindo o protocolo municipal de atendimento, seguindo rigorosamente o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Coronovírus”, declarou.

O coordenador do setor de Epidemiologia, Eduardo Lacerda, lembrou     que o isolamento hospitalar, segundo preconiza o Ministério da Saúde, somente deve ocorrer em pacientes graves. “O Brasil tem dois casos confirmados da doença na cidade de São Paulo. No Sul Fluminense, existem suspeitas. São pessoas que apresentam febre e quadro gripal. Assim sendo, fizemos a coleta do material para exame e recomendamos o isolamento domiciliar durante 14 dias. O Ministério da Saúde traçou as situações possíveis de suspeita para o Coronavírus. São eles: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), além de histórico de viagem para área com transmissão local, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas; febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorialmente, que apresentar febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente”, detalhou Lacerda.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, salientou que no momento não há uma epidemia no país e que a falta de informações técnicas e precisas alarma demasiadamente a população. “Essa situação só será superada quando a população se sentir segura nos atendimentos dos casos suspeitos. As respostas serão rápidas. A população de Barra Mansa pode ficar segura que estamos muito atentos quantos aos casos suspeitos. Toda a nossa equipe da epidemiologia está acompanhando de perto cada caso. Por enquanto, não existe remédio específico para combater o Coronavírus, assim como a vacina”, esclareceu Sérgio Gomes.

PROCEDIMENTOS ADOTADOS

1 – Os pacientes que apresentarem sintomas do Covid-2019 serão submetidos a uma boa anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde junto ao paciente com a finalidade de traçar o diagnóstico de uma doença), seguido de avaliação médica minuciosa.

2 – Solicitação do Swab, inclusive pela rede particular de saúde, a UPA ou a Vigilância em Saúde para a coleta de amostra de secreção respiratória inferior, preferencialmente até o terceiro dia após o surgimento dos sintomas, podendo ser feito até o sétimo dia.

3 – Encaminhamento do material coletado ao Lacen-RJ pela Vigilância em Saúde, que já está com um motorista e um veículo disponível para atender esse tipo de demanda.

4 – Simultaneamente, será realizada a capacitação dos profissionais das instituições hospitalares envolvidas para a GAL (Gerenciamento de Ambiente Laboratorial).

PREVENÇÃO

A prevenção ao Covid-2019 é feita através de medidas simples, mas que podem fazer grande diferença na manutenção da saúde. Veja:

– Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de comer;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, higienizando as mãos após tossir ou espirrar;

– Evitar tocar nas mucosas dos olhos;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados e

– Evitar contato com pessoas que apresentem sinais da doença.

– Evitar contato com pessoas que apresentem sinais da doença.