Ações visam à conscientização da data

Para marcar a importância do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Barra Mansa realizará encontros ao longo do mês para abordar o cuidado e atenção com a mulher. Nesta segunda-feira, 04, dois eventos levaram aos cidadãos a temática do empoderamento feminino, um na praça Ponce de Leon, próximo a Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro, e outro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Getúlio Vargas.

O encontro na praça contou com atendimento das equipes da Secretaria de Saúde por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto com psicólogas, assistentes sociais, entre outros profissionais que se reuniram com a população e promoveram diversas ações voltadas a mulher.

As psicólogas realizaram palestras para alertar sobre a violência contra a mulher, nutricionistas demonstraram produtos que proporcionam uma alimentação saudável, fisioterapeutas realizaram alongamentos e ainda houve um momento de beleza com maquiagem para o público feminino.

Ainda nesta manhã, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Getúlio Vargas, servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, se encontraram com as moradoras locais e debateram sobre as dificuldades vividas pelas mulheres.

A vice-prefeita, Fátima Lima, compareceu ao evento na praça próximo a Igreja Matriz e pontuou a luta das mulheres ao longo das décadas e também destacou a força feminina na busca por uma vida igualitária. “Estamos iniciando o mês da mulher com reflexões, mas também com muito trabalho. Temos que conscientizar para a importância do Dia da Mulher, mas ressaltar, que o cuidado e atenção com a mulher devem ser feitos todos os dias. Lutar por direitos é difícil e manter os direitos conquistados se torna complexo” frisou Fátima.

A vice-prefeita concluiu, enumerando as diversas ações realizadas pela Prefeitura com o público feminino. “Aqui em Barra Mansa temos realizado muitas ações para as mulheres. Na Saúde temos uma rede que atende a mulher, onde envolve a Secretaria de Assistência Social e o CREAS. Temos a Patrulha da Mulher, Delegacia da Mulher e existem outras práticas, como a criação de creches e, dentro do possível, ampliamos as vagas na rede de ensino. Isso contribui para a mulher que necessita desse serviço para trabalhar”, informou.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Maiara Maia, exemplificou a oportunidade proporcionada. “O Nasf com sua equipe multiprofissional quer trazer para as pessoas um olhar mais respeitoso com as mulheres. E proporcionar pela mulher que por aqui passa que ela se sinta forte. Importante destacar todo o contexto vivido pela mulher e conscientizar para causas como a violência por elas sofridas, não somente física, mas como, moral, emocional e verbal”, destacou Maiara.

A técnica em administração Bruna dos Santos relatou a contribuição do evento promovido pelo governo municipal. “É um momento muito bom para reforçar a proteção para as mulheres. Estarem aqui, conscientizando as pessoas para a violência que as mulheres sofrem diariamente, é muito importante”, ressaltou.

Pré-Conferencia da Mulher

Durante este mês, a Prefeitura de Barra Mansa promove as pré-conferências em preparação ao dia 15 de abril, quando acontece a Conferência Municipal da Mulher, ainda com horário e local a serem definidos.

Serão seis pré-conferências que ocorrerão nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em diversos bairros da cidade. Estes encontros são uma promoção da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A desta segunda-feira, 04, aconteceu no Getúlio Vargas.

O principal intuito é aproximar a sociedade para as questões enfrentadas pelas mulheres, regularmente. Na pauta constam temas como desigualdade social e financeira, o assédio, o preconceito e a violência.