Dez mil mudas nativas da Mata Atlântica serão plantadas na localidade

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, através da Gerência de Reforestamento, em parceria com a Fundação Nissan, a ONG Mokiti Okada, os supermercados Bramil e o grupo do projeto Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista iniciaram na manhã deste domingo, 13, o plantio de 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no distrito de Floriano. A atividade faz parte do Projeto Barra Mansa + Sustentável e Ecológica e tem a finalidade de auxiliar na recuperação das nascentes e, consequentemente aumentar na produção de água.

O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Fazenda, Leonardo Ramos de Oliveira, prestigiaram a iniciativa. De bicicleta eles percorreram cerca de 6,5 km até o Rancho Andrade, onde as equipes se dividiram para o plantio de ipês, pau formiga entre outras espécies. O vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, participou ativamente da iniciativa.

De acordo com o agrônomo Leandro Amado, da ONG Mokiti Okada, a intenção é executar o plantio em 20 áreas da localidade. “Orientamos sobre a maneira adequada de fixar as mudas na terra com a finalidade de prover as gerações com água em quantidade e qualidade. Existe todo um trabalho de consciência ambiental envolvido nesta proposta”, esclareceu.

O vereador Beleza e ex-secretário da Pasta ambiental ressaltou que Barra Mansa é pioneira no Sul Fluminense no desenvolvimento o projeto. “Esse plantio com certeza ajudará na transformação do nosso ambiente, já que as árvores captam o gás carbônico e liberam o oxigênio. É o nosso dever de casa no processo de recuperação ambiental”.

O jovem Davi Ribeiro, 20 anos, morador do bairro Paraíso de Cima, na Região Leste, participou da ação e revelou as motivações que o levaram a deixar a cama logo cedo no domingo e literalmente abraçar o plantio das mudas. “Esta é a minha contribuição na construção de um mundo sustentável e melhor”, finalizou.