Nos próximos dias horário de vacinação será ampliado até às 22 horas

A Prefeitura de Barra Mansa imunizou nesta terça-feira (30), 1.299 pessoas de 69 anos de idade contra a Covid-19, no sistema drive thru, no Parque da Cidade, no Centro. Porém, o quantitativo de doses contabilizadas chegou a 1.654 doses, com a imunização de 134 idosos de 70 anos (1ª dose); 10 idosos com mais de 80 anos (2ª dose) e 39 profissionais de saúde. Além disso, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) foram vacinadas 64 pessoas com mais de 69 anos (1ª dose); 12 idosos com mais de 80 anos (2ª dose) e 93 profissionais de saúde (75 com a primeira dose e 18 com a dose complementar). Três pessoas foram vacinadas no Hospital Santa Maria.

Com esses números, Barra Mansa atinge um total de 23.835 doses administradas, sendo 18.617 (D1) e 5.218 (D2).

O prefeito Rodrigo Drable, a vice-prefeita Fátima Lima e o presidente da Câmara Legislativa, vereador Luiz Furlani, acompanharam o procedimento. Drable disse da organização do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde. “Tudo está transcorrendo conforme o planejado. Vale lembrar que a tendência é de que quanto mais jovem o público a ser vacinado aumente o quantitativo de pessoas a serem imunizadas”, ressaltou.

Com a finalidade de manter o padrão de excelência na vacinação, a Prefeitura está contratando cerca de 50 profissionais para reforçar a equipe. Também nos próximos dias, o horário da vacinação será ampliado até às 22 horas. Em janeiro, quando teve início, a vacinação era realizada de 8 às 16 horas. Mediante a necessidade, o horário foi estendido até às 18 horas e agora, passará a ter uma equipe para atendimento noturno.

Outra medida que a SMS está estruturando, é a vacinação de pessoas que não podem vir de carro ao Parque da Cidade. A meta é criar um espaço específico para atendimento no próprio local, que dispõe de uma extensa área aberta evitando riscos de contágio.

Segundo informações da coordenadora do Departamento de Imunização da SMS, Marlene Fialho, o drive thru da vacinação envolve diariamente aproximadamente 70 profissionais, entre enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e Guarda Municipal. “Com a implantação de duas equipes de vacinação esse número de profissionais deve dobrar. Nossa meta é garantir que todas as pessoas, escalonadas dentro da sua faixa etária, sejam vacinadas com segurança”, afirmou.

Para ser vacinado é necessária a apresentação de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal.