Início do ano letivo será no dia 11 de fevereiro, terça-feira

A rede pública municipal de ensino de Barra Mansa realiza os últimos preparativos para a volta às aulas, que acontece dia 11 de fevereiro, terça-feira. As 68 unidades escolares receberão 18.048 alunos para o novo ano letivo.  A partir da próxima segunda-feira (3), os profissionais de educação se reunirão para traçar o planejamento pedagógico. Já no dia 10, o doutor em Educação, José Motta Filho, ministrará o Seminário “Metodologias Ativas: A Educação 5.0 e as Tecnologias Emergentes”.

Além dessas ações, a Secretaria de Educação também promoverá o I Seminário de Atualização Profissional dos Auxiliares de Recreação, no dia 07, e o II Seminário de Orientadores Educacionais: Fortalecendo Redes de Diálogo.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, ressaltou a importância de atividades que desenvolvam as capacidades dos profissionais de educação. “Esses seminários e atividades que nós promovemos visam uma educação continuada para os nossos profissionais da Educação. É sempre pertinente e importante que a gente possa difundir o conhecimento, novas práticas, realidades e experiências, para que os nossos profissionais tenham condições de manter todo o seu conhecimento, empreendedorismo e inovação na sala de aula”, destacou Fernando.

A gerente de Educação Básica, Saionara Maciel, pontuou as diversas ações que serão encaminhadas e frisou que as iniciativas são de suma importância. “Iniciaremos o ano letivo com atividades que serão fundamentais para o alinhamento do trabalho a ser realizado em 2020. Com toda a equipe reunida na unidade escolar, teremos a oportunidade de atualizar o projeto político pedagógico, documento norteador de todo o trabalho educacional, bem como planejar e re-planejar a proposta curricular”, informou Saionara.

A Rede de ensino de Barra Mansa conta com 68 unidades escolares integrando creches, pré-escola e ensino fundamental. Das escolas do município dez estão no período integral.

Seminário de abertura do ano letivo

Na véspera do retorno das aulas, dia 10, ocorrerá o pontapé inicial do ano letivo com o seminário “Metodologias Ativas: A Educação 5.0 e as Tecnologias Emergentes”, ministrado pelo Doutor em Educação, Mestre em História da Educação, Pedagogo, Filósofo, Pesquisador, Escritor e Confeccionista, José Motta Filho.

A abertura é voltada aos profissionais da educação e tem o intuito de proporcionar,, através da troca de experiências e aquisição de conhecimentos, saberes que possam ajudar na construção da educação no município.