Município busca denominação como Cidade da Música

Na manhã desta sexta-feira (11), o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, realizou uma reunião no gabinete do prefeito com o intuito de compor um grupo de trabalho para elaborar a inscrição para a Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A Unesco está com inscrições abertas para postulações de cidades interessadas em integrar sua Rede de Cidades Criativas. O prazo para submissão de propostas é até o dia 30 de junho desse ano.

Estiveram presentes na reunião a vice-prefeita Fátima Lima, representando o município; Bhella Santos, gerente de turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico; Fernando Vitorino, diretor de extensão, relações comunitárias e educação continuada do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa); Tereza Mendes, diretora do projeto Dança e Magia; Fernanda Moysés, representante da ACIAP (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa); e Hércules Alves e Camila Santos, representantes da orquestra sinfônica do município, do projeto Música nas Escolas. Outras organizações não estiverem presentes, mas encaminharam o apoio com a garantia de que vão compor o grupo de trabalho.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco é um projeto que foi lançado em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. No Brasil, temos como Cidades Criativas reconhecidas pela Unesco: Belém, Florianópolis, Paraty e Belo Horizonte na área da gastronomia; Curitiba, Brasília e Fortaleza, em design; João Pessoa em artesanato e artes populares; Salvador, na área da música; e Santos, no cinema.

A Rede reúne cidades de todos os continentes e regiões com diferentes configurações geodemográficas, econômicas, sociais, culturais e ambientais. As cidades que são membros reconhecem a importância de um ambiente urbano sustentável e inclusivo desenvolvimento e, portanto, comprometem-se a aumentar a contribuição da cultura e da criatividade para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

As cidades candidatas devem se comprometer com a implementação de todos os objetivos estabelecidos na declaração de missão, bem como responder a todos os critérios que serão utilizados para orientar o processo de avaliação. É necessário um Comitê Consultivo, que apoiará a preparação da candidatura. Esse grupo será composto por agentes do mais alto nível de representantes do governo municipal, representantes da sociedade civil, agentes culturais profissionais e produtores, entidades de classe, operadores do setor criativo e outras associações e organizações profissionais.

Segundo Marcelo Bravo, Barra Mansa tem todos os requisitos para ser reconhecida como a cidade da música. “Hoje nos reunimos com as lideranças necessárias de apoiadores para apresentar as ideias e para que eles assumam um compromisso de participação. Tivemos uma adesão excelente, todos se reconhecem como habitantes de uma cidade musical, principalmente pelo projeto Música nas Escolas e nós estamos dentro de todas as exigências. Agora vai depender da comissão julgadora e dos próximos passos da inscrição”, concluiu.