Mês ficou conhecido como o de prevenção ao suicídio

A campanha Setembro Amarelo é um movimento nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Desde 2015, implantada no Brasil, a ação tem como proposta associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, dia 10 de setembro. Em Barra Mansa, a edição deste ano será implantada nas escolas municipais e na Clínica da Família no bairro Vista Alegre. Até o momento cinco unidades escolares receberão palestras voltadas aos orientadores e responsáveis pelos alunos.

A abertura das rodadas de palestras vai acontecer no próximo dia 12, na Escola Municipal Santa Rita, às 13h, no bairro Santa Rita. As próximas acontecerão nas unidades escolares dos bairros Jardim Primavera, Piteiras, Roselândia e São Pedro. O agendamento de data e a solicitação da unidade podem ser feitos através do Posto de Saúde mais próximo à escola.

A coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Maiara Maia, explicou o motivo pelo qual apenas os orientadores e os responsáveis dos alunos receberão as palestras. “As palestras serão ministradas pelos psicólogos do NASF e será aberta para toda a população. Pensamos em falar diretamente com os responsáveis e orientadores, pois existem estudos que comprovam que esse assunto pode acabar instigando a curiosidade de jovens que pensam que o suicídio é a solução dos problemas”, pontuou a coordenadora.

Maiara ainda falou sobre as técnicas que serão utilizadas pelos profissionais. “Vamos apresentar para esses responsáveis quais os indícios que, principalmente os jovens, dão quando estão passando por essa situação, na qual eles pensam nessa hipótese. É preciso ficar atento aos sinais de suicídios”, completou.

Durante o mês da campanha, monumentos de destaque do país como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional, no Distrito Federal, o Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, entre outros, recebem uma iluminação especial, na cor amarela.