Paralelo ao Dia D de vacinação, as unidades disponibilizarão a suplementação de Vitamina A para os beneficiários do programa, com a faixa etária entre seis meses a cinco anos de idade

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um importante alerta para a população atendida pelo Programa Bolsa Família, do Governo Federal. De acordo com um levantamento, mais de seis mil pessoas ainda não compareceram para cumprir condicionalidades da Saúde. Buscando garantir o direito e acesso ao benefício, o município realizará no Dia D de vacinação, no próximo sábado (19), a distribuição da suplementação de Vitamina A para as crianças com seis meses a cinco anos de idade, beneficiadas pelo programa.

Para realizar o acompanhamento, as famílias atendidas pelo programa devem procurar a unidade de saúde do seu bairro. Serão oferecidos serviços para a realização de pré-natal para as gestantes, como também imunização e assistência do crescimento e do desenvolvimento das crianças.

O secretário em exercício pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Leomar Gomes, explicou como funciona o acompanhamento. “Mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos devem ser assistidas por uma equipe da Saúde da Família e por agentes comunitários de Saúde. O acompanhamento acontece duas vezes ao ano, sendo a primeira vigência de janeiro a junho e a segunda de julho a dezembro”, informou Leomar.

Segundo a coordenadora da área técnica de Alimentação e Nutrição, Jilliane Resende Cristino, a ação visa levantar o maior número de pessoas para regularizar essa situação. “O objetivo do Programa Bolsa Família é garantir a oferta das ações básicas e melhorar a qualidade de vida das famílias, contribuindo para a sua inclusão social. Contamos com a presença de todos os beneficiários do programa nas unidades de saúde, para a realização dos acompanhamentos”, informou.

É importante lembrar que os beneficiários precisam respeitar e estarem presentes nas ações realizadas pelo Programa Bolsa Família. As condicionalidades envolvem a frequência dos alunos nas aulas, participação nas vigências do acompanhamento em saúde, a regularidade das gestantes no pré-natal e manter a vacinação das crianças em dia. Aqueles que descumprirem, podem ter seus benefícios suspensos.