Município é o primeiro do Estado do Rio a receber o programa social da CBF

A comunidade da Vista Alegre e adjacências viveu na manhã deste sábado, 30 de novembro, momentos de êxtase com a presença do tetracampeão Bebeto no lançamento oficial do Programa Gol do Brasil. Ao lado do prefeito Rodrigo Drable, do secretário  de Governo Alexandre Martins, do deputado federal Antônio Furtado e do diretor de Tecnologia da Informação da CBF patrono do Programa no município Fernando França, o ídolo da Seleção Brasileira distribuiu autógrafos e disse da importância e do impacto que os trabalhos sociais geram à comunidade.

– Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Drable pelo reconhecimento que tem acerca da necessidade de oferecer, através do Programa Gol do Brasil, orientações para que essas crianças e jovens continuem trilhando o caminho do bem. É fato que nem todos se tornarão jogadores de futebol profissional, mas se absorverem as habilidades contidas na proposta, como pensamento crítico, respeito, empatia e saber lidar com situações de estresse, certamente se tornarão cidadãos conscientes sobre o seu papel na sociedade – disse o craque, que também é deputado estadual em seu terceiro mandato.

O prefeito iniciou seu discurso com uma entusiasmada saudação rubro negra e disse que assim como no futebol, o serviço público precisa de pessoas que torçam e trabalhem para que tudo de certo. “Expresso aqui meu reconhecimento ao esforço dos professores do Programa Gol do Brasil,  vereadores, secretários da administração municipal, associação de moradores e lideranças comunitárias. Um agradecimento especial ao José Reis, presidente da Associação de Bairros. Quero lembrar que o Vista Alegre Futebol Clube estava abandonado, mas que a dedicação do Pedrinho (Pedro Carlos Cabral) está sendo fundamental para reerguer o time. Por isso, entrego de presente a camisa da Seleção Brasileira, que recebi do Fernando França. Ela vai com autografo do Bebeto. Também agradeço ao ex-vereador Pissula, que durante a semana não mediu esforços para que o campo estivesse mais bonito, inclusive ajudou literalmente na pintura das paredes do local. Como reconhecimento entrego o boné da Seleção”.

Rodrigo Drable frisou o quanto o esporte promove o senso de respeito e de educação. “Queremos que nossos jovens tenham qualidade de vida e através das escolinhas de base de futebol é possível oferecer orientações e tirar os adolescentes das ruas e evitar seu contato com as drogas. Também é possível revelar talentos”, destacou prefeito, ressaltando que Barra Mansa é a primeira cidade do Estado do Rio a receber o Programa.

O secretário de Governo Alexandre Martins, idealizador do Programa no município destacou o esforço de Drable e do patrono do Gol do Brasil Fernando França, também presente a cerimônia. “Agradeço a todos de coração. O Gol do Brasil será desenvolvido em três pólos: Vista Alegre, São Pedro e distrito de Nossa Senhora do Amparo. Começamos aqui pela Vista Alegre, uma das regiões mais populosas de Barra Mansa”.

O Programa Gol do Brasil é uma parceria entre a Prefeitura e o CBF Social (Confederação Brasileira de Futebol) e visa mobilizar crianças e jovens da rede pública de ensino com idade entre seis e 17 anos para a educação, desenvolvimento, proteção integral e promoção à cidadania, através do futebol.

A proposta é voltada ao incentivo e a democratização do acesso à formação esportiva no futebol, com foco na construção de um futuro melhor para as crianças e jovens participantes da iniciativa.

O coordenador da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, Marco Cambraia, ressaltou a relevância da iniciativa. Disse da capacitação oferecida pela CBF aos professores e da oportunidade ofertada aos jovens de receberem treinamento de excelência.

O presidente da Associação de Bairros, José Reis, e o diretor do Vista Alegre Futebol Clube, Pedro Carlos Cabral, relataram que o Gol do Brasil é um grande conquista para o bairro e todo o município.

Junto com o lançamento do projeto, foi realizado o festival Gol do Brasil, com a participação de 160 jovens da rede pública de ensino. Quem não desperdiçou a chance de participar do Programa foi Michele de Oliveira da Silva. Com 13 anos e cursando o 7º ano na Escola Municipal de Rialto, a jovem disse do seu sonho de tornar jogadora profissional. “Meu pai me incentiva muito e ajuda no treino. Quero chegar ao profissional e quem sabe conhecer de perto a atacante da Seleção Brasileira de Futebol Marta”.

Luiz Felipe Lanas, 12 anos, aluno do Colégio Municipal Padre Anchieta, na Vista Alegre, relatou que gostou muito de ter participado do lançamento do Programa e agora está ansioso para começar o treinamento. “Adoro futebol e tenho como meta me tornar um craque, assim como o Bebeto.

O lançamento do Programa Gol do Brasil reuniu pais e crianças, e contou com a presença dos vereadores Luis Antônio Cardoso, Gustavo Gomes, Gilson Poxa Vida, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, os secretários de Governo, Alexandre Martins; de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho; de Educação, Fernando Vitorino; de Planejamento Urbano, Eros dos Santos; de Fazenda, Leonardo Ramos, de Desenvolvimento Rural, Luiz Vaneli, o Leiteiro; além do vereador da cidade do Rio de Janeiro Carlos Eduardo Petra, o Duda; da vice-prefeita Fátima Lima; o procurador do Município, César Catapreta e o controlador do Município, Rodrigo Amorim e o prefeito Rodrigo Drable.

HOMENAGENS – A abertura da solenidade de lançamento do Gol do Brasil contou com a apresentação da Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas, que executou o Hino Nacional, o Hino do Flamengo entre outras composições. No evento, a Prefeitura de Barra Mansa homenageou com placas de mérito o patrono do Programa, Fernando França e Bebeto. As placas destinadas a José Edgar Pereira e ao jogador Branco, que não puderam comparecer devido à incompatibilidade de agenda, foram encaminhadas através de Fernando França.