A sétima arte está surgindo em Barra Mansa. Pela primeira vez será exibida em um cinema da cidade uma programação exclusivamente produzida por cineastas amadores e profissionais locais. O Barra Mansa Festival de Filmes é uma produção da Fundação Cultura e da Cia. Calegari, em parceria com o CineShow, UNIFAA e Euro Colchões, que será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, às 10h, em duas salas do Cine Show, no Centro.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou sobre o setor do audiovisual local. “Há poucos anos não havia mapeado sequer um agente do audiovisual e ainda não havia produções reconhecidas. Hoje, fomentamos uma dezena de filmes originais, produzidos aqui, com os recursos da lei de emergência cultural Aldir Blanc de 2020. Demos o pontapé inicial para desenvolver o setor mais próspero e lucrativo da economia criativa”.

O diretor Danilo Calegari, idealizador do Festival, destacou a oportunidade de ocupar o cinema de sua cidade natal com uma programação exclusiva de sua Cia. “É a realização de um sonho antigo. Quando propusemos para a Fundação de Cultura a realização, fomos imediatamente recebidos com entusiasmo, e isso me fez acreditar que seria possível”, comentou.

Além de fomentar o incipiente mercado, o Festival também celebra o encontro dos profissionais que atuam no setor e aqueles apaixonados pelas telonas. O conselheiro municipal de Cultura pela cadeira do audiovisual, Marcello Freire, disse que faltava estímulo para o setor começar a se desenvolver na cidade. “Eu fico muito feliz quando olho para Barra Mansa e vejo que a cena do audiovisual está crescendo. Quanta coisa aconteceu nesse último ano para o setor. Foram os editais de fomento à produção e agora o festival. Me sinto honrado em lançar um filme meu num festival de cinema na minha cidade junto a outros produtores e amigos”.

Segundo o administrador do Cine Show do município, Cícero Celes, receber esse festival traz os sentimentos de alegria e esperança. “Passamos por momentos difíceis durante essa pandemia, visto que ficamos mais de um ano de portas fechadas. Para o ano que se aproxima desejamos que nossos vínculos sejam renovados com a população a fim de reforçar nossos laços. Os desafios ainda são grandes, mas estamos animados para trazer lazer e entretenimento para a cidade”, disse Cícero.

Toda a programação é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema, somente na hora do evento. Todos os protocolos sanitários deverão ser cumpridos para a realização de atividades em locais fechados.

O FESTIVAL
DIA 11 | 10H

No primeiro dia serão exibidos três curtas-metragens, produzidos, dirigidos, roteirizados e com a atuação dos próprios atores da Cia Calegari, sob a coordenação do ator e diretor, Danilo Calegari. Todos serão avaliados por uma banca composta por um júri técnico. Serão 12 categorias premiadas.

Para composição da banca avaliadora foram convidados profissionais técnicos, dentre eles: André Sodré, André Ribeiro, Rovany Araújo, Fran Aleixo, GecildaGioia, Cláudio Alcântara, João Paulo Cardeal, Fabrício Abudd, Fábio Soares, Luana Januário, Roberto Monzo.

CURTAS DA CIA CALEGARI

TimeLine: O que ninguém vê: Conta a história de uma blogueira adolescente, recém estourada nas redes sociais, e sem saber lidar com a fama repentina, ainda precisa aprender a encarar os assédios e haters na internet, sem contar a estranha obsessão de seu padrasto por ela.

Em nome dele: Na comemoração dos sete anos de João, filho adotivo de Maria, existe a construção de memórias que serão levadas para a vida toda em um ciclo vicioso.

Anna: Os jovens Renata, Fábio, Sandra, Luiz e André precisam realizar uma pesquisa sobre adoções, o que os leva a um orfanato. Após serem recebidos por uma estranha anfitriã, eles irão descobrir que alguns segredos devem permanecer no passado.

MOSTRA DE FILMES
DIA 12 | 10H

Serão exibidos alguns dos filmes produzidos com recursos da Lei Aldir Blanc em Barra Mansa. O edital contemplou uma dezena de filmes. Dentre os selecionados para essa mostra estão os filmes de Arthur Vinciprova, André Sodré, Marcello Freire, Thiago Rocha, Ranny Vidal, Renan Brandão e André Ribeiro.