Iniciativa visa à inserção no mercado de trabalho, além de garantir benefícios socioassistenciais

Estar inserido no mercado de trabalho e se sentir parte da sociedade é um dos principais anseios de quem sofre com algum tipo de deficiência. Partindo deste princípio, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoverá o primeiro cadastramento de pessoas com deficiências e trabalhadores reabilitados no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Um dos objetivos da iniciativa é atualizar os dados do CadÚnico para inclusão nos benefícios socioassistenciais.

A ação acontecerá entre os dias 12 e 16 de agosto, no pátio da prefeitura, no setor de Cadastro Único, situado à Rua Luis Ponce, 263, Centro.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Socioassistencial de Barra Mansa, Daniele Vaz, a medida é um chamamento para a inclusão dos deficientes e pessoas reabilitadas junto ao mercado de trabalho e também de análise de acesso a benefícios, como o BPC/LOAS, Bolsa Família, Tarifa Social, entre outros.

– É importante frisar que as pessoas que recebem qualquer tipo de benefício não precisam ficar com receio de perdê-lo, pois terão um prazo de adaptação a nova situação. Não conseguindo essa adaptação ela volta a receber o benefício, é claro, respeitando o prazo de atualização a cada dois anos, enfatizou.

Em relação aos diretos trabalhistas, Daniele garantiu que a pessoa com deficiência tem os mesmos benefícios que qualquer outro funcionário como férias e 13° salário. A diferença está somente na carga horária reduzida, de seis horas por dia.

Para realizar o cadastramento, o candidato deve estar munido dos seguintes documentos pessoais e de todos os membros que residem com o requerente: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, declaração escolar (dos estudantes até 17 anos), cartão de vacina (das crianças até sete anos).

Dúvidas ou informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3322-8436, ou no Cras mais próximo da residência do deficiente e reablitado.