Com o objetivo de promover e discutir caminhos traçados na atenção integral e fortalecer o programa de Saúde Mental da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quarta-feira, 11, o Fórum Intrasetorial de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. O evento foi realizado no Salão Nobre do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e reuniu cerca de 60 pessoas.
O público-alvo foi profissionais dos CAPs, (Centros de Atenção Psicossocial) do município e estagiários de psicologia destes serviços. O tema do Fórum foi ‘A função dos dispositivos CAPS e SRTs na Reforma Psiquiátrica e no momento atual’.
A coordenadora do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, a psicóloga Maria Elvira da Cunha Franco Dias, reforçou que o objetivo da ação foi repensar os serviços de saúde mental, álcool e outras drogas, na atualidade.
“Nesse período de pandemia, tivemos um número crescente de pacientes, por isso, precisamos repensar as atividades, os atendimentos, como atender e qualificar os serviços, além de integrar as equipes de todas as unidades”, explicou Maria Elvira.
Entre os palestrantes do evento também estava Edmar de Oliveira, que é escritor, psiquiatra e ex-consultor do Ministério da Saúde.