Evento debateu sobre as melhorias viáveis economicamente de serem realizadas. Houve também a eleição dos novos membros do Conselho Municipal da Cidade

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, realizou na sexta-feira, 22, e no sábado, 23, no Parque Natural Municipal de Saudade, a 7ª Conferência das Cidades. Com o tema ‘A nova agenda urbana’, o evento debateu três eixos temáticos: Sustentabilidade Urbana – edifícios e terrenos sem utilização, para que o proprietário seja incentivado a avançar e cumprir uma função em seu imóvel, estimulando diretamente o desenvolvimento da cidade; Desenvolvimento Municipal, Mobilidade Urbana e a Liberdade Econômica; Habitação e a Regularização Fundiária Municipal – construções em áreas frágeis e riscos urbanos.

O prefeito Rodrigo Drable participou da abertura da conferência na noite da sexta-feira, 22. Na ocasião, comentou acerca dos processos de mudança. “Precisamos nos perguntar sempre de onde viemos, onde estamos, onde queremos chegar e o quanto estamos dispostos a transformar a nossa realidade. Barra Mansa tem uma despesa de R$ 700 milhões/ano para uma receita de R$ 500 milhões. A conta não fecha. Então, é necessário priorizar ações devido à redução de R$ 200 milhões/ano no orçamento. Nesses dois anos e 10 meses de governo decidimos por manter o salário dos servidores em dia, pelos investimentos que possibilitaram a reabertura da UPA do Centro, o funcionamento adequado dos postos de saúde e escolas e a pavimentação e estruturação das principais vias de acessos a cidade. Barra Mansa tem uma infraestrutura mal projetada e, por isto, em algum momento, começa a ruir. O asfalto está danificado, mas as redes de água e esgoto, que estão por baixo da pavimentação, estão piores. Neste momento, estamos arrumando as vias de acesso ao município, substituindo as redes de águas pluviais e de esgoto, além de colocar nova pavimentação. Nesta conferência vamos projetar os investimentos e ações de desenvolvimento para o município”, disse.

Drable ainda citou os diversos edifícios existentes no Centro da cidade, sem moradores e os gargalos que impedem o crescimento de Barra Mansa para outras áreas, como a região da Colônia Santo Antônio. “Precisamos debater sobre proposições, que de fato, modifiquem a cidade e inclusive lembrar que os preços de alugueis praticados no município são duas vezes mais caros que em Volta Redonda, e três vezes maior se comparado a Resende”, destacou.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano e presidente do Conselho das Cidades,  Eros dos Santos, a finalidade da Conferência é propor o diálogo entre autoridades e gestores públicos municipais com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política Municipal de Desenvolvimento Urbano; sensibilizar e mobilizar a sociedade barramansense para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes no município; propiciar a participação dos diversos segmentos da sociedade, para a formulação de proposições, realização de avaliações sobre as formas de execução da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano do Município de Barra Mansa e suas áreas estratégicas e estimular os diversos segmentos da sociedade, para a eleição dos seus representantes no Conselho Municipal da Cidade. “É o momento ideal para discutir os pontos críticos do município e propor as melhorias necessárias e possíveis de serem realizadas. É uma pré-discussão sobre a atualização e revisão do Plano Diretor Municipal.

A abertura da Conferência contou com a presença de vários secretários: de Fazenda, Leonardo Ramos; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo; de Manutenção Urbana, Luiz Gonzaga; de Administração, Adilson Rezende, de Assistência Social (interino), Leomar Gomes; além da vice-prefeita, Fátima Lima e o coordenador executivo do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Fanuel Fernando e o comandante da Guarda Municipal, Jole Valcir. Participaram ainda os vereadores Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, e Marcell Castro, o presidente do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa e Rio Claro), Hugo Tavares; o presidente do Codec (Conselho de Desenvolvimento de Barra Mansa, Arivaldo Matos, o representante da sociedade Civil Vinicius Gomes Viana, além de dezenas de lideranças comunitárias e sindicais.

No sábado, 23, os grupos discutiram os eixos temáticos propostos para a conferência. Ao final, se reuniram em plenária para consolidar as proposições. Também escolheram os novos representantes do Conselho da Cidade, conforme previsto no decreto Municipal nº 9665, de 04 de novembro de 2019.

O órgão foi formado por 17 titulares e 17 suplentes, com a seguinte composição: sete representantes do Poder Público Municipal; cinco representantes do Executivo; dois do Legislativo; quatro representantes dos Movimentos Sociais e Populares; dois representantes dos trabalhadores através de suas Entidades Sindicais; dois representantes das Operadoras de Serviços Públicos; um representante das ONG’s, Entidades Profissionais e Acadêmicas e um representante do segmento empresarial, relacionado ao desenvolvimento urbano.

Composição do Conselho da Cidade :

Movimentos Populares:

Marcos Corrêa
Geraldo Magela
Osmar Miguel
André Carvalho

Marcos Marques
Sebastião Osmar
David Pereira Neto
Fernando Castilho

Entidades Sindicais:

Hugo Tavares