Roda de conversa debateu o aumento de casos de recaídas neste período de isolamento

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod), realiza no final de junho a Semana Municipal de Prevenção às Drogas. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento teve que se adaptar neste ano. Uma das ações aconteceu nesta terça-feira (23) no Abrigo Temporário, instalado no Centro de Lazer Feliz da Vida, no Santa Rosa.

Durante o evento, a prefeitura promoveu junto aos moradores em situação de rua assistidos pelo abrigo, uma conversa com o intuito de passar a eles os riscos de recaídas que se elevam em meio a este período de quarentena.

A gerente de Proteção Especial e responsável pela manutenção do abrigo, Edilene Moreira, pontuou as atividades desenvolvidas. “O abrigo, a princípio, era de confinamento, mas no decorrer dos trabalhos, tivemos o apoio da Compod e do Espaço Reviver, com atendimentos psiquiátricos e consultório na rua que realiza o suporte clínico aos abrigados. Fazemos palestras, oficinas de geração de renda, tudo isso com a intenção conscientizar essas pessoas sobre o malefícios do uso abusivo de álcool e outras drogas. Buscamos tirar o foco deles das ruas e levá-los para outras vertentes”, frisou Edilene.

O coordenador da Compod, César Thomé, destacou a importância da conscientização dos abrigados. “A ansiedade e o isolamento podem contribuir para a vontade de retomar o vício. Tenho notado casos de pessoas que pararam de usar drogas e voltaram na quarentena. Muitos ficam inibidos e com vergonha de conversar. Atuamos nesse bloqueio das pessoas e procuramos ouvi-las, porque é importante escutar”, ressaltou Thomé.

O munícipe atendido no abrigo, Leandro Fernandes, relatou como o trabalho da equipe o auxiliou na mudança de hábitos. “Estou há três meses no abrigo e tem me ajudado muito. Minha dependência maior é o álcool, mas aqui tenho participado de atividades físicas, oficina de pães, plantio de mudas e isso melhorou bastante meu controle”, informou.

O abrigo é voltado para moradores que se encontravam em situação de rua. No local, eles recebem três refeições diárias, participam de oficinas profissionalizantes e são incentivados a prática manuais como plantio de mudas.

Quem precisar de ajuda, pode acionar os seguintes canais, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h: Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) pelo telefone (24) 3323-6077 e o Espaço Reviver, pelo (24) 3323-5005.