No total 32 oficinas abordando diversos temas foram oferecidas para os participantes durante todo o dia

‘Somando Experiências, Multiplicando Sucessos’. Com essa temática, professores da rede municipal de ensino de Barra Mansa participaram nesta terça-feira, dia 03, do 14° Encontro de Educação Continuada, no CEI Vieira da Silva, no Centro. O objetivo da iniciativa foi de promover um momento em que os profissionais da rede pudessem trocar experiências de sucesso em abordagens que ajudaram a elevar a qualidade de ensino. Durante todo o dia, 32 oficinas, dos mais variados temas, foram ministradas.

Além da Secretaria Municipal de Educação, participaram do encontro a Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir) e a OAB-BM.

De acordo com a gerente responsável pela Educação Continuada, Saionara Maciel, aprender e ensinar boas práticas inseridas nas salas de aula é o grande objetivo do encontro.  “Promover momentos como esse permite que a gente se torne ainda mais capacitado para lecionar. O projeto visa, principalmente, valorizar e divulgar práticas exitosas dos professores, proporcionando a socialização dos mesmos. Essa já é a 14ª edição e como resultado, percebemos a grande diferença que ele tem proporcionado aos profissionais da educação de Barra Mansa”, pontuou.

O professor de química e articulador de ciências da Secretaria de Educação, Lucas Peres Guimarães, foi responsável pela oficina Jovem Química do Bem. Segundo ele, a escola é um dos espaços que pode reverter a imagem que as pessoas têm da matéria de química apenas a partir dos produtos de beleza. “No encontro os professores estudaram uma abordagem sobre o cabelo em sala de aula. Sua fisiologia, o alisamento térmico e químico e os shampoos. Após isso, eles fizeram um shampoo com óleo de melaleuca, que tem uma química totalmente do bem. Por fim, realizamos uma roda de conversa onde discutimos algumas situações do cotidiano escolar em que existe preconceito por conta do cabelo crespo e principalmente com os afros”, explicou Lucas.

Para a gerente da Gepir de Barra Mansa, Deviane Costa, a atual geração de educadores precisa assumir a responsabilidade pela formação de crianças e jovens sadios mentalmente. “Foi um dia intensamente produtivo e gratificante, foi demonstrado o comprometimento da educação com a política de Promoção da Igualdade Racial. Esses debates influenciam diretamente na qualidade do ensino em sala de aula e no desenvolvimento das crianças que enfrentam condições adversas dentro do ambiente escolar”, frisou a gerente.