Oficinas em escolas, feiras e seminários estão entre as atividades apresentadas à população

O dia 20 de novembro comemora a Consciência Negra. A data foi instituída em homenagem a morte de Zumbi, figura representativa do movimento negro, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu no referido dia, no ano de 1695. Ao longo de todo o mês, a Prefeitura de Barra Mansa, através das secretarias municipais de Educação e de Saúde, da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir) e da Fundação Cultura de Barra Mansa, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Comuppir), promove ações com o intuito de fortalecer a conscientização da causa.

A gerente da Gepir, Deviane Costa, destacou a importância de uma atenção para a data. “Nosso compromisso com a Gepir é promover atividades que tragam conscientização à causa da igualdade racial e garantir os direitos da população assistida por esta política. Não podemos esquecer que, há pouco mais de um século, tivemos no Brasil um sistema escravocrata que se manteve durante quase todo o processo de construção da sociedade brasileira. É inegável que ainda hoje o nosso povo sofre as consequências da escravidão”, pontuou Deviane.

Deviane, ainda ressaltou o trabalho promovido pelo poder público. “Em Barra Mansa, temos hoje, na gestão do prefeito Rodrigo Drable, uma estrutura que é referência na Região Sul Fluminense, com a atuação da Gerência em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Fundação Cultura”, frisou a gerente.

Programação no Mês da Consciência Negra

Agenda Afrosaberes

07/11- Escola Municipal Vila Elmira

14/11- Escola Argemiro de Paula Coutinho