Município possui uma média de recolhimento de 3500 litros mensais

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (SAAE-BM) realizou nesta quinta-feira, 17, a entrega de bombonas para destinação de óleo de cozinha usado. As equipes da Coleta Seletiva, serviço promovido pela autarquia, estiveram presentes em quatro unidades municipais de ensino, na Creche Nova Esperança (Vila Maria), no Colégio Santo Antônio (Colônia), no CIEP 486 (Bocaininha) e na Escola Municipal Dejair Machado (Siderlândia). Na agenda ainda consta para sexta-feira, 18, a inclusão de mais quatro escolas. O programa tem como principal objetivo a retirada de resíduos do meio ambiente que causam malefícios a redes de esgoto, solo, rios e geram transtornos aos seres humanos.

O gerente do setor de Destinação Final de Resíduos Sólidos e responsável pela Coordenação da Coleta Seletiva, Sérgio Antônio da Silva, relatou sobre o processo implementado nos colégios. “Esse programa começou um pouco antes das férias, em maio, mas a distribuição das bombonas nas escolas iniciou em agosto, quando retornaram as aulas. No começo eram quatro escolas e evoluiu para 13, agora vamos adicionar mais 12 colégios, totalizando 25 no total”, frisou Sérgio.

O gerente ainda destacou o sistema de bonificação concedido aos colégios que conseguirem recolher a maior quantidade de resíduos. “Existe um mecanismo de pontuação para escolas participantes do projeto. O intuito é promover entre os estudantes a conscientização da preservação do meio ambiente. O aluno pode passar para a família o que aprendeu, porque muita gente não sabe o que fazer com o óleo, então, eles levam para as escolas e os colégios acabam sendo beneficiados com uma bonificação para ajudar nas suas necessidades”, ressaltou.

Além da ampliação ocorrida nesta semana, os alunos visitaram empresas parceiras do programa de Coleta de Barra Mansa e receberam palestras ministradas pelos funcionários do Saae-BM, que demonstraram para os alunos a importância do descarte correto de resíduos.