Premiação será no dia 06, às 15 horas, na Praça da Matriz, e tem a finalidade de valorizar a imagem e a capacidade de produção dos artesãos

Os artesãos de Barra Mansa têm até o próximo domingo, dia 04, às 18 horas, para se inscrever no Prêmio ‘Artesanato que faz acontecer’ 2022. A iniciativa é promovida pela PZ Eventos em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e visa estimular e aquecer o segmento. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site www.premioartesanato.com.br. Ao todo cinco municípios do Estado receberão o evento.
No ato do cadastro, o candidato precisa enviar uma apresentação e fotos da confecção de três peças, documentos de identidade e CPF. Também precisará indicar a categoria que pretende concorrer, tendo como opções os artesanatos: tradicional, de referência cultural, contemporâneo-conceitual, religioso, inovação tecnológica e mestre artesão.
Os trabalhos serão avaliados por duas comissões: de Inscrição/Habilitação – responsável pela divulgação do concurso e a computação das inscrições e de Comissão de Seleção – constituída por seis especialistas, com reconhecimento na área analisada; além uma Banca Avaliadora – encarregada de analisar e avaliar os concorrentes de cada categoria, organizando a classificação geral dos candidatos; e a Coordenação Geral – Instância máxima, responsável pela deliberação dos casos omissos, tendo influência operacional sobre as demais comissões.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, a competição coloca os artesãos fora da zona de conforto. “Eles são referência no Estado e este evento faz com que produzam cada vez mais com qualidade e dedicação. Coloca nossos artesãos na vitrine fluminense e abrilhanta as ações realizadas para o setor pela Secretaria na geração de trabalho e renda”.
De acordo com a gerente de turismo e coordenadora do artesanato da Prefeitura de Mansa, Bhella Santos, o evento valoriza todo o segmento reconhecendo não só a criatividade e dedicação desses artistas, bem como a importância do setor para o município e seu impacto no desenvolvimento social. “Participar deste Prêmio é o reconhecimento do trabalho dos artesãos que representam a cultura e a diversidade de Barra Mansa. Dar visibilidade a esses artistas é enaltecer a nossa cultura, movimentar a economia, valorizar a economia criativa que tem papel fundamental na vida destes artesãos”, destacou Bhella, ressaltando que a determinação dos artesãos é um grande orgulho para o município.

PREMIAÇÃO
Em Barra Mansa a premiação acontece no dia 06 de setembro, às 15 horas, na Praça da Matriz, no Centro, quando serão escolhidos os três primeiros colocados de cada categoria. Esta etapa será a forma material de demonstrar a relevância do artesão na sociedade, fortalecer a indústria artesanal, visto que a prática produz renda em potencial e avaliar a capacidade da produção, havendo uma particularidade sustentável carregada de características sociais, ambientais, culturais e econômicas.
O reconhecimento será direcionado aos artesãos e mestres cadastrados no Programa do Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), sendo eles residentes nos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

CONFIRA AS CATEGORIAS:
Artesanato Tradicional
A produção, geralmente de origem familiar ou comunitária, que possibilita e favorece a transferência de conhecimentos de técnicas, processos e desenhos originais, cuja importância e valor cultural decorrem do fato de preservar a memória cultural de uma comunidade, transmitida de geração em geração.

Artesanato de Referência Cultural
Produção artesanal decorrente do resgate ou da releitura de elementos culturais tradicionais nacionais ou estrangeiros assimilados, podendo se dar por meio da utilização da iconografia (símbolos e imagens) e/ou pelo emprego de técnicas tradicionais que podem ser somadas à inovação; dinamiza a produção, sem descaracterizar as referências tradicionais locais.

Artesanato Contemporâneo-Conceitual
Produção artesanal, predominantemente urbana, resultante da inovação de materiais e processos e da incorporação de elementos criativos, em diferentes formas de expressão, resgatando técnicas tradicionais, utilizando, geralmente, matéria-prima manufaturada reciclada e reaproveitada, com identidade cultural.

Artesanato Religioso
Artesãos criam objetos de cunho religioso como forma de externar sua devoção em diferentes formas de expressão, resgatando técnicas tradicionais, utilizando geralmente, matéria-prima manufaturada reciclada e reaproveitando, com identidade cultural.

Artesanato Inovação Tecnológica
A inovação proposta pelo design no artesanato é incentivada pela criatividade e pelo espírito empreendedor que busca crescer ao atinge novas áreas, e para isso é necessária a tecnologia, que possibilita realizar as ações para o desenvolvimento do produto.

Mestre artesão profissional
Artesão que se notabilizou em seu ofício, legitimado pela comunidade que representa e que difunde para as novas gerações conhecimentos acerca dos processos e técnicas do ofício artesanal.

Mestre artesão
Fica dispensado do teste de habilidade previsto neste artigo, o artesão reconhecido como mestre artesão e artista popular, na forma dos §§ 3º e 4º do art.8º desta Portaria. Estar dentro da base conceitual.
São requisitos necessários para comprovação do mestre artesão:
I- comprovar, através de depoimentos orais e outros documentos, a existência e a relevância do saber ou do fazer popular tradicional que representam ao longo da história;
II – deter a memória indispensável à transmissão do saber ou do fazer;
III – possuir atuação no Brasil há pelo menos dez anos;
IV – comprovante de residência no município de Barra Mansa;
V – carteira de identidade;
VI – CPF

Fotos: Chico de Assis